Entre os dias 22 e 24 de outubro, o presidente Lula (PT) vai participar da 16ª Cúpula do Brics, que ocorrerá em Kazan, na Rússia. A abertura do evento será marcada por uma cerimônia de boas-vindas e um jantar oferecido pelo presidente russo Vladimir Putin.
E nesta sexta-feira (18), durante uma coletiva de imprensa, Vladimir Putin falou sobre a próxima cúpula do Brics, elogiou a ex-presidente Dilma Rousseff e sua gestão à frente do banco do bloco, além de criticar a dependência cambial em torno do dólar.
Te podría interesar
"O mundo inteiro avalia se vale a pena usar o dólar. Mesmo os aliados dos EUA estão reduzindo suas reservas [...] não fomos nós que abandonamos o dólar [...] eles [americanos] fizeram isso tudo com suas próprias mãos. Eles pensaram que iríamos entrar em colapso. Hoje, 95% das trocas ocorrem em moedas nacionais", analisou Putin durante a coletiva de imprensa.
Após analisar a derrocada do dólar no comércio internacional, Putin afirmou que há uma transformação mundial, mas que ela não é um trabalho do Brics, e que os países que compõem o bloco "precisam responder de forma adequada", pois, para o presidente russo, a "transformação da ordem mundial é inevitável".
Te podría interesar
Por fim, Putin afirmou que a gestão de Dilma Rousseff à frente do New Development Bank (NDB), o banco do Brics, "tem sido muito profissional. Sabe o que fazer".