O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã desta quarta-feira (18), um telefonema de Vladimir Putin, presidente da Rússia.
Segundo o Palácio do Planalto, Putin entrou em contato com Lula para prestar solidariedade ao Brasil diante dos incêndios florestais que assolam o país.
Te podría interesar
Um dos principais pontos da conversa, entretanto, foi a Cúpula dos BRICS, que será realizada em outubro na cidade russa de Kazan.
Atualmente, o grupo, antes formado apenas por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, agora conta também com o Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Na Cúpula a ser realizada em outubro, será discutida a potencial entrada de novos países nos BRICS, como Turquia, Bolívia e Venezuela.
Te podría interesar
Além dos incêndios, BRICS e relações bilaterais entre Brasil e Rússia, Lula e Putin conversaram sobre a proposta brasileira, feita em conjunto com a China, para o fim da guerra russa contra a Ucrânia. Tal proposta foi apresentada em maio deste ano e, entre os principais pontos, está o de que Rússia não pode ficar de fora de negociações para resolver o conflito.
O texto sugere que as negociações entre Ucrânia e Rússia sejam conduzidas com base em três princípios fundamentais: a contenção da expansão do conflito, a prevenção da intensificação dos combates e o impedimento de agravamento da situação. Além disso, tanto o Itamaraty quanto a diplomacia chinesa destacam a necessidade de cessar os ataques à infraestrutura civil e de estabelecer uma zona de segurança em torno das usinas nucleares nas áreas de fronteira.
“As duas partes convidam os membros da comunidade internacional a apoiar e endossar os entendimentos comuns, mencionados acima, e a desempenhar, conjuntamente, um papel construtivo em favor da desescalada da situação e da promoção de conversações de paz”, diz trecho da proposta sino-brasileira.
Confira abaixo a íntegra da nota do Palácio do Planalto sobre o telefonema de Putin a Lula:
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã dessa quarta-feira telefonema do presidente da Rússia, Vladimir Putin.
O presidente Putin manifestou solidariedade ao Brasil no enfrentamento dos incêndios florestais.
Os dois presidentes conversaram sobre a reunião e os temas que serão debatidos na cúpula do BRICS, mês que vem, em Kazan, e as relações bilaterais entre os dois países.
Também falaram sobre a proposta de paz do Brasil e da China para o conflito entre Rússia e Ucrânia"