JUDAÍSMO

VÍDEO: Polícia prende ortodoxos por caos em túneis secretos na sinagoga do judaísmo Lubavitch

Congregação de Javier Milei e Ivanka Trump vira alvo de conflito que acabou em prisões por vandalismo

Escrito en GLOBAL el

A sede do movimento Chabad Lubavitch, uma congregação ortodoxa messiânica de judeus muito forte nos EUA, foi alvo de cenas de caos e destruição na última sexta-feira (9). O edifício em Nova York sediou um conflito entre diferentes grupos de judeus e a polícia.

A história bizarra se refere a uma série de túneis que foram cavados dentro do edifício da sinagoga. Esse túneis subterrâneos se conectariam a outras partes da sinagoga além do centro de orações, além de sair para as ruas de Nova York. As informações são do The Times of Israel.

Segundo reportagens, os caminhos teriam sido construídos por jovens do movimento Chabad, chamados de Bochurim, por conta dos lockdowns de 2020 e 2021 causados pela covid-19. Através deles, seria possível acessar o templo sem a necessidade de passar pelo controle de segurança. Contudo, as passagens ainda seguem sendo investigadas pela polícia.

As escavações foram denunciadas por um vizinho da sinagoga e, então, a elite do movimento Chabad decidiu concretar os túneis e fechar as passagens.

Parte dos bochurim, revoltados, começaram a vandalizar a sede do Lubavitch para impedir que os túneis fossem completamente selados.

A polícia prendeu parte dos manifestantes. Veja vídeos das manifestações:

 

A organização da sede é a favor do fechamento dos túneis e condenou o vandalismo na sinagoga. "A comunidade Chabad-Lubavitch está sofrendo com o vandalismo de um grupo de jovens agitadores que danificou a sinagoga abaixo da sede de Chabad, em 770 Eastern Parkway, na noite de segunda-feira", afirma.

"Estas ações odiosas serão investigadas e a santidade da sinagoga será restaurada. Nossos agradecimentos ao NYPD por seu profissionalismo e sensibilidade", completa.

O que é o Chabad Lubavitch

O Chabad Lubavitch é um movimento judaico ortodoxo fundado no século XVIII em Belarus de grande força dentro dos judeus dos EUA.

Considerado uma versão hassídica ultraortodoxa do judaísmo, os Lubavitchers tem a esperança de que, em breve, um messias virá para a Terra ou que ele já veio na figura de Yosef Yitzchak Schneersohn, o Lubavitch.

O movimento cresce drasticamente nos últimos anos por ter uma relativa permissividade com judeus e não judeus e aceita conversões, como a de Javier Milei, mas também para judeus reformados, como Jared Kushner, genro do ex-presidente Donald Trump.

O Lubavitch é atualmente o movimento judeu que mais cresce nos EUA e faz parte da base de apoio de Benjamin Netanyahu em Israel.

Temas