ALUNISSAGEM

Conheça detalhes da histórica missão do Japão que acaba de pousar na Lua

Sonda japonesa pousou mas está com problemas nos painéis de eletricidade; País se junta a EUA, China, União Soviética e Índia no seleto grupo de nações que chegaram ao satélite

Reprodução gráfica da alunissagem da sonda japonesa na Lua.Créditos: Divulgação/Jaxa
Escrito en GLOBAL el

O Japão se tornou a quinta nação a chegar à Lua exatamente ao meio dia e vinte desta sexta-feira (19), quando a sonda Slim (módulo de pouso inteligente para investigar a Lua, na sigla em inglês) fez a sua alunissagem – a 'aterrissagem em solo lunar'. O pouso foi confirmado pela Jaxa, a Agência Especial Japonesa.

O país agora figura ao lado dos EUA, da China, da Índia e da antiga União Soviética no grupo de nações que chegaram ao satélite natural. O objetivo do Moon Sniper (atirador lunar, em português), apelido dado à sonda Slim, era performar o que os japoneses consideram um “pouso perfeito”.

Nem tudo saiu à perfeição. A sonda apresentou um problema durante a descida para a Lua e seus painéis de geração de eletricidade pararam de funcionar. De acordo com a Jaxa, a Slim passou então a usar sua bateria, o que pode comprometer o restante da missão, em que a sonda percorreria o território lunas para coletar informações sobre o satélite.

Sem os painéis, a sonda deve durar apenas algumas horas ativa. A Jaxa agora trabalha para resolver o problema remotamente.

Mas aparentemente, e apesar do contratempo, o pouso foi um sucesso, conforme Hitoshi Kuninaka, diretor da Jaxa, afirmou aos meios de comunicação. Ele acredita que a missão tenha sido bem sucedida, mas só conseguirá ter maiores detalhes e confirmar o sucesso do pouso de alta precisão daqui um mês.

“Acreditamos que o pouso suave em si foi bem sucedido, pois a espaçonave enviou dados de telemetria, o que significa que a maioria dos equipamentos a bordo está operando”, disse.

Outro ponto que só será confirmado no período é em relação ao local de alunissagem. Inicialmente programado para a cratera Shioli, localizada perto da linha do equador lunar, o sucesso do pouso será outro grande feito. Pousar na Lua não é um trabalho para iniciantes e pousar suavemente em local pré determinado será uma verdadeira façanha.

Para a Jaxa, caso confirmado o "pouso perfeito", a humanidade entrará em uma nova era em que "poderemos pousar em qualquer lugar". O local tem 100 metros de diâmetro e fica em região próxima a encostas.

A sonda Slim

A sonda Slim é realmente ‘slim’ (magra, em inglês). Com 1,7 m de comprimento, 2,7m de largura e 2,4m de altura, possui um sistema chamado de “olhos inteligentes”, que usa algorítimos, imagens e mapas que a ajudam medir a própria localização.

Depois de pousar, dois mini-robôs saem da sonda – um veículo saltador de poucas dezenas de centímetros e um rover que tem o diâmetro de uma bola de beisebol. Os artefatos robóticos irão percorrer a região e coletar informações a respeito da Lua, além de produzir imagens.