Nesta segunda-feira (10), em um impressionante ato de sobrevivência, quatro homens vindos da Nigéria foram resgatados pelas autoridades brasileiras após passarem 13 dias escondidos no leme de um navio. O resgate ocorreu ao largo das costas do estado do Espírito Santo, e foi realizado pela Polícia Federal.
Segundo informações das autoridades policiais, os clandestinos estavam em bom estado de saúde e estão se recuperando em um hotel. Durante sua travessia clandestina, eles ficaram escondidos em um compartimento do leme da embarcação, na parte traseira do casco. Foram descobertos pela tripulação do navio, cuja bandeira é da Libéria e que partiu de Lagos, Nigéria, em 27 de junho.
Te podría interesar
As imagens do resgate divulgadas pela Polícia Federal mostram um dos homens sentado na pá do leme, enquanto outros parecem viajar escondidos em um pequeno compartimento dentro do casco. Essas condições extremamente perigosas para uma travessia oceânica tornaram necessária a intervenção das autoridades.
Embora os homens resgatados afirmem ser nigerianos, não portam nenhum documento que confirme sua identidade, segundo informou a polícia. Portanto, estão passando por um processo de identificação e trâmites administrativos no Grupo Marítimo da Polícia Federal do estado do Espírito Santo.
Te podría interesar
O superintendente da Polícia Federal, Eugênio Ricas, assegurou que os estrangeiros ficarão sob custódia e responsabilidade da agência marítima responsável pelo navio até serem obrigados a retornar ao seu país de origem.
Esse caso lembra outro incidente similar ocorrido em novembro de 2022, quando três nigerianos foram resgatados nas Ilhas Canárias após viajarem por 11 dias escondidos no leme de um cargueiro proveniente de Lagos, Nigéria. Esses incidentes destacam os perigos enfrentados por aqueles que tentam fazer travessias clandestinas em busca de uma vida melhor.
Felizmente, desta vez, as autoridades brasileiras conseguiram resgatar os homens em segurança e garantir seu bem-estar.