RACISMO

Ameaça de ataque terrorista contra brasileiros choca Embaixada do Brasil em Portugal

Neonazista eleitor do partido de extrema-direita prometeu atos terroristas contra "zucas"

Embaixada do Brasil em LisboaCréditos: Wikimedia Commons
Escrito en GLOBAL el

A Embaixada do Brasil em Portugal recebeu uma carta com ameaça de ataques terroristas contra os brasileiros que moram no país. O documento, assinado por um supremacista branco português, busca intimidar diversas minorias no país, incluindo os brasileiros. A carta surpreendeu a embaixada.

O embaixador do Brasil em Lisboa, Raimundo Carrero, comunicou ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal o recebimento do documento. Portugal irá investigar 

"Foi um e-mail louco que apareceu na Embaixada e a gente comunicou ao governo de Portugal. Mas não pedimos reforço, foi só uma comunicação. Afinal, nestes dias de hoje, não sabemos o que pode acontecer", disse Raimundo Carrero em entrevista ao site Portugal Giro.

O e-mail afirma que, caso o governo português não crie um plano para a expulsão de todos os imigrantes do país, além da expulsão das pessoas LGBTQIA+.

O autor do texto usa seu nome verdadeiro para fazer as ameaças e se auto-declara um eleitor do Chega!, partido de extrema-direita português.

"Não há lugar para seres sub-humanos como indianos, nepaleses, marroquinos, muçulmanos, judeus, ciganos, negros, os malditos brasileiros e os LGBTQIAP+. Se recebeu este comunicado VOCÊ é um dos nossos alvos, vossa presença não será mais tolerada", ameaça o e-mail.

O criminoso assina como 'Reich Português', indicando que é um neonazista. Além disso, ele usa o termo "zuca" para se referir aos brasileiros, considerado uma expressão racista.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal ainda não se pronunciou sobre as ameaças.