Fernanda Nunes, professora brasileira que dá aulas em Portugal e viralizou no TikTok após publicar um vídeo em que seus alunos respondem o que sabem sobre o Brasil, foi demitida da escola em que trabalhava após os pais dos estudantes reclamarem de sua conduta.
O vídeo, que foi excluído do perfil de Fernanda, bateu mais de 3,6 milhões de visualizações e gerou comentários insinuando que as crianças seriam xenofóbicas. Após a professora perguntar em sala de aula o que tinha no Brasil, seus alunos responderam coisas como “ladrão”, “pobres” e “Neymar”. Os estudantes, que tinham média de idade de 6 anos, estavam apenas reproduzindo inconscientemente o estereótipo que rodeia o Brasil nos países do exterior.
Te podría interesar
A professora postou uma nota de esclarecimento em vídeo na última segunda-feira (19), relatando que preservou as imagens dos estudantes ao não expor seus rostos e nomes e pedindo desculpas aos pais que se sentiram ofendidos com a postagem.
Ela também explica que a razão de ter gravado a situação é porque ela sabia que seus alunos gostavam de falar suas impressões sobre outros países e, por conta da criatividade das crianças, resolveu registrar quais seriam suas reações.
Te podría interesar
Fernanda se emociona ao contar que a escola a ligou pouco tempo antes informando que ela não precisaria mais voltar a dar aulas, pois os pais não gostaram de seu vídeo e que ela não teve a oportunidade de se despedir de sua turma.
“Eu só vim pra pedir desculpa mesmo, pra avisar que eu vou tirar todos os vídeos do ar, porque a minha intenção não foi ofender ninguém, [...], não foi criar uma guerra política… São crianças que eu acho extremamente criativas e, enfim, eu vivi coisas maravilhosas dentro daquela escola, com aquelas crianças e eu quis compartilhar isso [...]”, declara Fernanda.
Veja o relato:
Alguns pais e internautas que acompanhavam as redes sociais da professora se pronunciaram através dos comentários, prestando apoio à ela e questionando a razão de sua demissão: