FINALMENTE

Presidente de Portugal pede desculpas e quer responsabilização por escravidão e colonização

Marcelo Rebelo disse que é importante assumir responsabilidade pela escravatura na África e nas Américas

Créditos: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, fez um discurso exigindo responsabilização do estado de Portugal por conta de suas políticas durante o período da colonização durante seu período imperial até os anos 1970.

O presidente português citou a necessidade de uma responsabilização pelas atitudes dos portugueses frente aos povos indígenas e aos negros ao redor do Brasil, da África e da Ásia.

Vale lembrar que Portugal colonizou, além do Brasil, o Timor Leste, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, além de territórios no atual território indiano, como Goa, e chinês, como Macau.

"Não é apenas pedir desculpa – devida, sem dúvida – por aquilo que fizemos, porque pedir desculpa é, às vezes, o que há de mais fácil. É assumir a responsabilidade para o futuro, daquilo que de bom e de mau fizemos no passado", disse Rebelo, no caminho de possíveis reparações econômicas - em especial aos países africanos - pelo processo colonizatório.

"Também isso nos serve para nós olharmos para trás, a propósito do Brasil. Mas seria também possível a propósito de toda a colonização e toda a descolonização, e assumirmos plenamente a responsabilidade por aquilo que fizemos", completou Marcelo Rebelo de Sousa.

Recentemente, o reino da Bélgica ordenou estudos sobre o processo colonizatório belga sobre os genocídios no Congo - uma das mais cruéis da história da humanidade -, mas afirmou que não poderia se responsabilizar economicamente pelos processo histórico.

Recentemente, a Alemanha se desculpou pelo genocídio na Namíbia e sugeriu uma reparação econômica no âmbito de 1 bilhão de euros como compensação.

Será que chegou a hora de receber nosso ouro de volta?