NA TERRINHA

Anielle Franco confirma cooperação para proteção de brasileiros em Portugal

Ministra da Igualdade Racial também comentou criação de Prêmio Marielle Franco para pesquisadoras no país

Reunião entre mulheres brasileiras em Portugal, Janja e AnielleCréditos: Reprodução/Twitter/JanjaLula
Escrito en GLOBAL el

Em entrevista exclusiva à Revista Fórum nesta segunda-feira (24), a ministra da Igualdade Racial Anielle Franco comentou a agenda da pasta em visita oficial do governo brasileiro a Portugal.

A chefe do ministério anunciou uma parceria entre o governo brasileiro e o parlamento português para promoção da igualdade racial, contra o racismo e xenofobia. Ela anunciou diversas medidas em parceria com a ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares de Portugal, Ana Catarina Mendes.

“Ela está cada vez mais evidenciada aqui. Houve uma sinalização muito positiva da Catarina Almeida, ministra de assuntos parlamentares, que nos recebeu e o Silvio Almeida e a partir daí já estamos criando cooperações e protocolos de acordo muito importantes”, disse Anielle à Fórum.

A intenção de amparar a comunidade brasileira que vive no país europeu também foi uma das pautas levantadas pela ministra.

"Tem um observatório e uma comissão. Nos colocamos à disposição porque um dos problemas que a comunidade brasileira vive aqui é a falta de dados. Os brasileiros relatam o que passam, mas Portugal, por conta de sua lei e legislatura, não divulga o que acontece. Isso é primordial. Como professora e doutoranda, eu sei que toda pesquisa precisa de dados para que a gente possa fundamentar atitudes concretas, é preciso de estudos baseados na realidade", explica.

Além disso, o Observatório do Racismo e Xenofobia anunciou a criação de um prêmio em homenagem à vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018 em um crime brutal de violência política.

“Soubemos hoje da criação de um prêmio Marielle Franco, que vai premiar mulheres que façam trabalhos acadêmicos potentes sobre racismo e xenofobia”, celebrou Anielle, que era irmã da vereadora.

“Nós precisamos cuidar do nosso povo tanto aqui, quanto lá”, completou a ministra.

O repórter Henrique Rodrigues cobre a visita de Lula ao país em Portugal para a Fórum.