O ator Pedro Cardoso, que possui cidadania portuguesa e, atualmente, vive em Portugal, denunciou nesta quinta-feira (11) que foi expulso do consulado brasileiro em Lisboa e submetido a uma tentativa de constrangimento e humilhação por parte de um homem que se apresentou como vice-cônsul.
Cardoso conta que compareceu à unidade consular para tentar esclarecer dúvidas sobre a renovação do passaporte brasileiro de sua esposa e filha, já que estava tentado há 3 semanas, sem sucesso, fazer o agendamento para ser atendido através do site oficial.
Te podría interesar
Segundo o ator, logo ao chegar no local foi informado que só seria atendido com agendamento prévio via site, ao que teria explicado que estava lá justamente porque não estava conseguindo concluir o procedimento online. Depois, passou a gravar um vídeo na porta do prédio voltado ao atendimento de brasileiros em Lisboa para denunciar a situação. Um homem que se apresentou como vice-cônsul, então, o mandou entrar. Cardoso afirma que achou que seria atendido, mas na verdade foi alvo de autoritarismo por parte do funcionário e, depois, expulso do consulado sob escolta da polícia.
"Ele [o suposto vice-cônsul] perguntou qual era meu problema, expliquei, falei que queria resolver e também fazer uma queixa do serviço consular. Me convidou pra entrar. Me levou diante da sala onde as pessoas ficam esperando e começou a perguntar para as pessoas que estavam na ali se alguma delas estava se sentido desrespeitada, tentando me constranger e criar uma espécie de interrogatório contrário à minha demanda, ao que respondi que eu não ia me submeter àquele constrangimento", relata Pedro Cardoso.
"Quando eu disse que não ia me submeter, ele falou para eu me retirar e colocou as mãos sobre mim, ao que eu disse para ele que tirasse suas mãos de mim. Ele disse que não colocaria as mãos em mim, mas que a polícia colocaria. Então, um policial, sem nenhuma agressividade, encostou no meu ombro e pediu que eu saísse. Eu não resisti e saí. E não fui atendido. E o homem que se apresentou como vice-cônsul começou a me ofender, dizendo que não sou melhor que ninguém. Como se eu tivesse pedido alguma deferência por ser uma ator que foi conhecido da televisão, coisa que nunca fiz na minha vida. Estou aqui como qualquer brasileiro", prossegue.
O ator revelou, ainda, que o suposto vice-cônsul ainda teria dito a ele que é "uma autoridade", ao que Cardoso teria respondido que "autoridade é o povo". Ele associa o ocorrido à herança de desrespeito deixada pelos 4 anos de governo de Jair Bolsonaro.
"O fascismo vigente no Brasil e que esteve no poder nos últimos 4 anos deixou marcas profundas no funcionalismo público. Eu fui escorraçado de dentro do consulado brasileiro porque não me submeti a um espetáculo autoritário do vice-cônsul", emenda.
Embaixada
Sem saber o que fazer para resolver seu problema, Pedro Cardoso, após ser expulso do consulado, foi até a Embaixada do Brasil em Lisboa, onde foi atendido por um funcionário e orientado a enviar um e-mail à ouvidoria consular.
"Lá fui muito bem recebido", diz o ator, que enviou o e-mail e, agora, aguarda retorno.
Assista ao relato aqui.