Mais de cem estudantes intoxicados e um parque industrial fechado: em uma semana, a região de extração de minérios e petróleos de Valparaíso, no Chile, tem vivido com um drama ambiental grave.
Desde o início desta semana, as aulas no cordão industrial de Concón, Quintero e Puchuncaví, no Chile, a cerca de 180 quilômetros de Santiago, estão suspensas.
Te podría interesar
Os sintomas mais comuns incluíam tonturas, náuseas e alguns estudantes até mesmo desmaiaram.
As equipes de emergência foram acionadas e os estudantes foram levados para hospitais próximos para receber tratamento médico adequado. O estado de saúde deles está sendo monitorado de perto e, até o momento, nenhum caso grave foi relatado.
Te podría interesar
As atividades industriais também foram interrompidas até que as intoxicações parem no que se revela como um grave caso de meio ambiente.
Francisco Jeldes, prefeito de Quintero, relatou como está a situação. "Cada vez que se aproximava da área industrial, o cheiro ficava mais forte", relatou o alcalde. Além disso, ele expressou seu desejo de saber "quem foi o responsável, o mais rápido possível".
A Secretária Regional Ministerial de Saúde de Valparaíso notificou o ministério de Saúde para iniciar um alerta sanitário nas regiões costeiras conhecidas como 'Chernobyl Chileno'.
"Com esse instrumento, as autoridades terão a capacidade e os recursos para eventualmente fechar total ou parcialmente as indústrias que estejam gerando emissões poluentes", afirmou a pasta.
A região é utilizada pelas empresas ENAP Refinerias, Copec, Lipigas, Oxiquim, Abastible, ENEX e BASF. São empresas que produzem combustíveis fósseis, refinam minérios e químicos pesados.
O motivo claro que está causando a intoxicação do Chernobyl Chileno ainda não foi explicitado pelas autoridades ambientais chileno, que investigam o caso.