O governador de Utah, Spencer J. Cox, sancionou nesta quinta-feira (23) uma lei que restringe o acesso de crianças e adolescentes a redes sociais. Com a legislação, menores de idade só poderão utilizar TikTok, Instagram e Facebook com consentimento de seus responsáveis.
A medida foi aprovada sob a justificativa de redução de problemas de saúde mental. “Nós não vamos mais deixar que empresas de redes sociais continuem a afetar a saúde mental dos nossos jovens”, escreveu o governador no Twitter, que ficou de fora da legislação.
Te podría interesar
“Os níveis de depressão e outros problemas de saúde mental entre jovens estão aumentando por causa das empresas de redes sociais. Como líderes e pais, temos a responsabilidade de proteger nossos jovens”, completou Cox.
We’re no longer willing to let social media companies continue to harm the mental health of our youth. Today we signed two key bills in our fight against social media companies into law:
?? SB152 requires social media companies to verify that users in https://t.co/GVAcSi9zHx… pic.twitter.com/M1Kbya1xQi— Utah Gov. Spencer J. Cox (@GovCox) March 23, 2023Te podría interesar
Utah é um estado relativamente pequeno dos EUA, com cerca de 3,38 milhões de habitantes. Cerca de 56% da população do estado é mórmon.
A legislação também proíbe que as empresas tomem medidas que incentivem o "vício em redes sociais".
O debate sobre o uso de redes sociais têm se amplificado ao redor do país e outros estados podem adotar a medida. Utah se tornou o primeiro a fazer esse tipo de regulamentação.
De acordo com o texto da lei, a medida entra em vigor em março de 2024. A ideia é que as redes sociais tenham tempo para se adaptar à exigência.
Uma organização chamada Electronic Frontier Foundation afirmou que a legislação vai contra a primeira emenda da Constituição dos EUA, que garante a liberdade de expressão aos cidadãos do país.