As recentes tensões entre Venezuela e Guiana trouxeram atenção da população sobre a história e cultura do país que pode entrar em conflito com o governo de Caracas pela região de Essequibo.
Alguns ficaram impressionados com o fato de o presidente da Guiana ser Irfaan Ali, um muçulmano de origem indiana que governa um país na América do Sul.
Te podría interesar
Mas o fato não deveria espantar: a população de origem indiana é a maioria na Guiana e possui parcelas significativas na demografia de alguns outros países na região.
Na Guiana, 38% da população é de origem indiana. A maior religião é o hinduísmo, com 24% dos guianeses, seguido pelo Protestantismo (22%).
Te podría interesar
A segunda parte da população são os negros (29%), seguidos dos mestiços (19%) e dos indígenas (10%). Apenas 0,3% da população do país é branca.
Demografias similares são encontradas em outros países de colonização britânica ou holandesa no Caribe, como Trinidad e Tobago e o vizinho Suriname.
Durante o período das colônias, os britânicos decidiram enviar trabalhadores indianos para suas colônias ao redor do mundo como 'coolies' para substituir a mão de obra dos negros escravizados.
Estes indianos passaram por condições desumanas para se estabelecer nos países em que viviam e passaram por poucas e boas nos países em que viveram.
Uma característica da colonização britânica é que os ingleses não povoavam os territórios, mantendo apenas controle militar e apenas parte do controle administrativo colonial.
Entre outros países que receberam grandes quantidades de indianos estão a África do Sul, Tanzânia e Quênia.
Assim, diversas colônias britânicas no Caribe, como a própria Guiana, tem uma população derivada da força de trabalho colonial - negros e indianos -, sem uma forte presença branca.
Essa composição étnica única garante à Guiana uma singularidade. Os principais pratos de Guyana são o pepperpot guianês, um caldo/curry que usa carne, pimenta, canela, fermentado de mandioca, usualmente consumido com roti, um pão indiano. A culinária do país é uma mistura das tradições apimentadas da culinária indiana com ingredientes de origem ameríndia, como a mandioca.