O governo brasileiro ordenou o deslocamento de 20 veículos blindados do modelo Guaicurus para a fronteira entre Brasil, Venezuela e Roraima.
A movimentação tem como âmbito oficial combater a operação de garimpeiros e outros grupos criminosos que atuam em Roraima contra as terras indígenas Raposa Serra do Sol e Serra da Lua.
Te podría interesar
Contudo,o movimento também ocorre ao mesmo tempo em que tensões entre Venezuela e Guiana começam a esquentar. No domingo, um plebiscito disse que 96% dos venezuelanos desejam a anexação dos territórios de Esequibo, atualmente sob comando da Guiana.
Na sexta-feira passada, vídeos falsos circularam nas redes sociais alegando que militares do exército de Maduro avançavam por solo em direção à Guiana via território brasileiro.
Te podría interesar
A informação era completamente mentirosa, baseada em vídeos de operações de grupos de guerrilha na Colômbia.
Isso não significa que um risco de invasão esteja descartado e que isso não possa respingar no Brasil. Por se tratar de um terreno sem fronteiras naturais claras, uma guerra no Esequibo pode acabar respingando no território brasileiro.
Os blindados que o Brasil mandou partiram do Comando Militar do Sul e devem se unir a alguns destacamentos militares que estão no local.
Os Guaicurus, que são viaturas blindadas multitarefa leves. possuem a capacidade de comportar soldados e carregar artilharia. Desde 2013, o veículo foi escolhido como o 4x4 para comportar soldados no Exército Brasileiro. O equipamento é majoritariamente utilizado ao redor do mundo para missões de paz.