O presidente Lula chegou neste domingo (3) a Berlim para uma visita de três dias à Alemanha. Em seu primeiro compromisso ele vai participar de um jantar oferecido pelo primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz.
Durante a estadia de Lula em solo alemão, estão previstas reuniões de alto nível com líderes do país para discutir parcerias e cooperações em diversas áreas, incluindo energia, indústria, combate às fake news e transição ecológica.
Te podría interesar
Em suas redes sociais, Lula destacou a importância de retomar o diálogo com a Alemanha, uma das maiores e mais avançadas economias do mundo.
Chegada em Berlim para reunião entre o governo alemão e brasileiro, para reforçar nossa parceria e cooperação em muita áreas - energia, indústria, combate às fake news e transição ecológica. Retomando o diálogo com os alemães que tinha sido abandonado em governos anteriores, uma… pic.twitter.com/JGnJwYuRIj
— Lula (@LulaOficial) December 3, 2023Te podría interesar
A agenda do presidente inclui a assinatura de acordos nas áreas de meio ambiente, mudança do clima, agricultura, bioeconomia, saúde, ciência, tecnologia e inovação, além do desenvolvimento global e combate à desinformação.
Lula também postou sua chegada para um jantar com Scholz.
Encontro para jantar de trabalho com o chanceler @Bundeskanzler. Temos muitos assuntos a tratar que vão beneficiar o Brasil e a Alemanha. ????????
— Lula (@LulaOficial) December 3, 2023
?? @ricardostuckert pic.twitter.com/8Ta47IgvU4
Festa na chegada
Brasileiros que moram na capital alemã receberam o presidente Lula em festa. Veja o vídeo:
Apoiadores do presidente Lula desafiam o frio de Berlim e fazem festa de recepção na frente do hotel, no vídeo gravado por @LaisitaGouveia pic.twitter.com/WXQe1bJdpI — Brasil 247 (@brasil247) December 3, 2023
Mercosul - União Europeia
A visita também contemplará discussões sobre o acordo Mercosul-União Europeia, com Lula encontrando-se com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, a presidente do Senado, Manuela Schwesig, e parlamentares da coalizão governista.
Posteriormente, Lula terá um almoço de trabalho com Scholz, seguido pela 2ª Reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível, onde serão formalizados os acordos de cooperação entre Brasil e Alemanha.
A Alemanha, terceira maior economia mundial, é um parceiro estratégico do Brasil, especialmente nos setores tecnológico e industrial, com mais de mil empresas alemãs operando no Brasil. O comércio bilateral alcançou US$ 19 bilhões em 2022 e US$ 15,9 bilhões entre janeiro e outubro de 2023.
Antes de chegar à Europa, Lula participou da COP 28 no Oriente Médio e cumpriu agendas na Arábia Saudita e no Catar. Após a visita à Alemanha, o presidente brasileiro retornará ao Brasil para a cúpula do Mercosul no Rio de Janeiro em 7 de dezembro.
Com informações da Agência Brasil