GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

“Horrenda”, diz ONU sobre ordem de Israel para palestinos evacuarem Gaza

Agência da Organização pede que lados “sigam as leis da guerra, sem exceções”

Repressão em Belém, Israel, após protesto contra as agressões à Faixa de Gaza, nesta sexta-feira (13)Créditos: Foto: Ahmed Mezher/WAFA
Escrito en GLOBAL el

A Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) de Assistência e Obras para os Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA, na sigla em inglês) classificou como “horrenda” a ordem do governo de Israel para que civis palestinos evacuem a Cidade de Gaza em 24h.

“O apelo das forças israelenses para deslocar mais de 1 milhão de civis que vivem no norte de Gaza dentro de 24 horas é horrendo”, disse Philippe Lazzarini, comissário-geral da UNRWA.

O comissário explica que a ação levará a “níveis sem precedentes de miséria e empurrar ainda mais o povo de Gaza para o abismo”.

“Enquanto Gaza continua sob forte bombardeio, com Israel aumentando seu controle sobre a superpovoada Faixa, cabe à ONU e aos humanitários protegerem os civis”, disse a nota.

Lazzarini afirma que desde o início do conflito, no último dia 7, 424 mil pessoas foram deslocadas, das quais mais de 270 mil estão em abrigos da UNRWA, onde comida, remédio e apoio são fornecidos para que essas pessoas “tenham dignidade e uma ponta de esperança”.

O comissário diz que, em Gaza, mais de 2 milhões de pessoas estão presas nesse conflito. “A escala e a velocidade da crise humanitária que se desenrola são assustadoras. Gaza está rapidamente se tornando um buraco do inferno e está à beira do colapso”, acrescentou.

“Não há exceções, todos os lados devem seguir as leis da guerra, ajuda humanitária deve estar disponível para os civis a todo o tempo”, acrescentou.

O comissário pede que seja posto “um fim a essa tragédia”. “A humanidade deve prevalecer”, disse.

Ultimato israelense

Nesta sexta-feira (13), o governo israelense emitiu um alerta para que os moradores da Cidade de Gaza abandonem suas casas em direção ao sul da Faixa em 24h. Os civis têm até às 18h desta sexta para seguir o alerta, quando as 24h serão completadas.

De acordo com o comunicado, a evacuação é para a própria segurança dos habitantes da Faixa de Gaza. Ele orienta que as pessoas retornem à Cidade de Gaza somente quando o governo de Israel permitir, pois as operações na Cidade de Gaza serão "significativas" nos próximos dias.

A ONU informou que transferiu seu centro de operações centrais para o sul de Gaza. Ela também declarou que a realocação em massa dos palestinos, cerca de 1,1 milhão, "é impossível" e que pode ter consequências devastadoras

O chefe do gabinete de comunicação do Hamas, Salama Marouf, declarou à CNN que o aviso do governo de Israel "é propaganda falsa, com o objetivo de semear confusão entre os cidadãos e prejudicar nossa coesão interna".