EXCLUSIVO

Imagens chocantes mostram destruição da Faixa de Gaza e o sofrimento de civis após bombardeios israelenses

De Rafah, corredor humanitário, à cidade de Gaza há famílias inteiras mortas e escombros do que até ontem eram lares; Fórum traz informações exclusivas de contato na Palestina

Homem palestino observa destruição em Gaza.Créditos: Imagem cedida por Saher Madkour
Por
Escrito en GLOBAL el

Uma série de bombardeios israelenses atingem a Faixa de Gaza ao longo desta quarta-feira (11) de maneira brutal, matando famílias inteiras e deixando a paisagem repleta de escombros do que até ontem foram lares palestinos. A ofensiva de israel, levada à cabo pelo premiê israelense Benjamin Netanyahu, começou no último sábado (7) após um ataque do partido islâmico-palestino Hamas lançar uma inédita operação militar.

De um lado, os israelenses apontam massacres de civis perpetrados pelo Hamas, de outro, bombardeia civis palestinos e reduz a curta Faixa de Gaza a pó diante do silêncio da mídia ocidental. Enquanto uma notícia mal confirmada sobre bebês israelenses decapitados era difundida às largas, recebíamos por aqui um arquivo com imagens de bebês palestinos destroçados pelos bombardeios. Não as exibiremos.

A Revista Fórum está em contato com o jornalista Saher Madkour, palestino, morador da Faixa de Gaza e altamente reconhecido entre seus pares, que tem nos repassado uma série de imagens e relatos, em tempo real, da situação. Através dele tivemos acesso a imagens e informações sobre o bombardeio que ocorre na Faixa Gaza ao longo do dia de hoje.

Faixa de Gaza. Google Maps

A cidade de Gaza, que fica na parte norte da pequena região de pouco mais de 40 km de extensão, foi onde mais houve bombardeios. Três apartamentos foram atingidos na Torre Carmel, próxima do hospital de Shifa. Estima-se que mais 1,100 palestinos tenham morrido com os ataques do IDF até o momento.

Pelo menos 90 crianças foram assassinadas nos bombardeios israelenses, que continuam pelo quinto dia consecutivo. Além dos mortos e feridos entre civis, e destruição maciça de edifícios, propriedades e infraestrutura também é registrada.

Cidade de Gaza. Googlemaps

No vídeo a seguir, vizinhos do bairro de Karama se juntam aos bombeiros e socorristas nos esforços para resgatar vítimas dos escombros.

Jornalista soterrada com a família

Entre as famílias que foram soterradas pelos bombardeios está a da jornalista palestina Salam Meeme. Ela, o marido e os filhos foram dados como mortos pela comunidade no início do dia, mas horas depois foi encontrada viva juntamente com os seus 3 filhos debaixo dos escombros da casa onde viviam.

Ela vive ao sul do bairro de Al-Rimal, onde o Estado de Israel sequer telefonou para avisar que faria o bombardeio. Os vizinhos tentam resgatar a família usando ferramentas simples de escavação.

Leyenda

Ataques a hospitais

Os ataques aéreos israelenses não aliviaram nem para hospitais e mesquitas. A ONG Médicos Sem Fronteiras que atua na Faixa de Gaza denunciou no sábado (7) que hospitais, equipamentos de saúde, médicos e enfermeiros foram alvos dos mísseis israelenses. Entre as instituições afetadas, estão o Hospital Indonésio e o Hospital Nasser, ambos na cidade de Gaza.

A enfermeira morta naquela data trabalhava no Hospital Indonésio, onde a central de oxigênio também foi destruída. Já o motorista assassinado dirigia uma ambulância do Hospital Nasser. Ambas as instituições trabalham junto com a ONG. Desde então os ataques não pararam e seguem derrubando estruturas de saúde.

Nesta quarta-feira (11) não param de chegar feridos às instalações médicas de Gaza que trabalham sob o medo constante de um bombardeio inesperado.

Equipes médicas tentar fazer o resgate e atender dezenas de feridos, entre eles mulheres e crianças. Imagem cedida por Saher Madkour

A seguir os escombros da casa da família Sarthi, localizada no bairro de Zeitoun, famoso por conta da Mesquita de Salah al-Din e que, entre 2008 e 2009, teve 48 moradores mortos em massacre promovido pelo exército israelense.

Bureji, região central da Faixa de Gaza

As imagens a seguir mostram a destruição de área próxima ao campo de refugiados de Bureji, que abriga cerca de 45 mil palestinos.

Rafah, corredor humanitário no sul da Faixa de Gaza

Nem mesmo a cidade de Rafah, onde passa um corredor humanitário rumo ao Egito, foi poupada. Duas residências foram totalmente destruídas durante bombardeio da Israel Defence Force (IDF), deixando oito pessoas mortas, incluindo crianças.

Os aviões de guerra de Israel atacaram as duas residências sem aviso prévio. Uma delas pertencia à família Zanoun e a outra à família al-Ajez.

Assista os vídeos do ataque em Rafah

Imagem panorâmica da destruição em Gaza. Foto cedida por Saher Madkour