Segundo avião da FAB desembarcou no Rio de Janeiro na madrugada desta quinta-feira (12) com 214 brasileiros que estavam em Israel quando eclodiu a guerra no país do Oriente Médio.
De acordo com informações do governo federal, o voo da Força Aérea Brasileira desembarcou na Base Aérea do Galeão, Zona Norte do Rio, por volta das 2h40, após uma viagem sem escala com duração de 14 horas.
Te podría interesar
O avião utilizado foi o KC-30 (Airbus A330-200), que saiu às 12h30 de Tel Aviv e trouxe de volta ao país brasileiros que estavam retidos na cidade de Jerusalém, em Israel, quando eclodiu a guerra contra o Hamas.
A repatriação faz parte da Operação Voltando em Paz, deflagrada pelo governo federal. De acordo com o Itamaraty, idosos, grávidas e crianças são os grupos prioritários. Além das pessoas, o voo desta quinta-feira trouxe três gatos e um cachorro.
Te podría interesar
Além disso, o Itamaraty informa que os brasileiros que desejam sair de Israel precisam preencher um formulário de inscrição, disponível na Embaixada do Brasil em Tel Aviv. Para acessar o documento, clique aqui.
Resgate
O primeiro voo de repatriação viabilizado pelo governo Lula para brasileiros que estavam em Israel em meio ao conflito com o Hamas, da Palestina, decolou na tarde desta terça-feira (10) do aeroporto de Tel Aviv rumo ao Brasil. Até o próximo domingo, estão previsto, pelo menos, outros 5 voos para resgatar a população brasileira que está na região.
A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) partiu de Israel transportando 211 passageiros. Vídeo divulgado pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, mostra os brasileiros resgatados cantando aliviados a música "eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor" diante de uma bandeira do Brasil que estava estendida na ponta superior da cabine.
Assista ao vídeo:
Veja registro do embarque dos brasileiros repatriados:
Lula se manifesta
Através das redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou a partida do primeiro voo com brasileiros de Israel.
"O primeiro voo com 211 passageiros decolou de Tel Aviv, em ação de repatriação dos brasileiros. Estão previstos mais cinco voos até domingo. O governo federal está atento e trabalhando para trazer de volta todos os brasileiros que solicitarem, bem como para fazer todo o possível para o processo de paz na região", escreveu o mandatário.
Brasileiros em territórios palestinos
Em nota oficial divulgada nesta terça-feira (10), o Ministério das Relações Exteriores informou que o governo brasileiro continua em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e com as autoridades responsáveis na região por meio do Escritório de Representação em Ramalá, na Cisjordânia.
Paralelamente, a Embaixada do Brasil no Cairo mantém diálogo com as autoridades egípcias para avaliar a possibilidade de uma passagem segura para o Egito dos nacionais interessados em deixar a Faixa de Gaza.
A recomendação do Governo brasileiro permanece a mesma, enfatizando a importância de evitar deslocamentos não essenciais para a região. Para prestar assistência em casos de emergência, os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramalá (+972 (59) 205 5510), ambos com opção de contato via "Whatsapp", estão operacionais.
Além disso, o plantão consular geral do Itamaraty pode ser contatado pelo telefone +55 (61) 98260-0610.