Imagens divulgadas pela rede Al-Jazeera nesta quarta-feira (11) mostram o momento que uma refém israelense é libertada pelo Hamas na Faixa de Gaza. A mulher estava em cativeiro após o lançamento da Tempestade Al-Aqsa, uma ofensiva militar do partido islâmico-palestino em Israel.
De acordo com fontes da Revista Fórum na Palestina, a moça vive em assentamento próximo da fronteira com a Faixa de Gaza. Ela esteve sob custódia do Hamas ao lado de duas crianças desde o último sábado.
Te podría interesar
O próprio Hamas divulgou as imagens nos seus canais oficiais antes de que caíssem na imprensa internacional.
Nas imagens, a mulher aparece de azul, agachada próxima ao muro construído em volta da Faixa de Gaza. Ela está abraçada aos filhos e há três homens armados ao seu redor. Em dado momento é liberada pelos militantes do Hamas, que se afastam na direção contrária da fronteira. Ela então levanta e caminha em direção ao muro.
Te podría interesar
De acordo com a imprensa israelense, trata-se de Avital Aladjem, moradora do kibutz Holit. As crianças seriam filhos do seu vizinho. A TV pública de Israel afirma que ela nunca foi levada à Gaza, mas mantida refém ali mesmo, na fronteira. As autoridades israelenses estimam que haja 150 reféns em Gaza e apontam que ainda não houve nenhuma libertação tida como oficial por parte do Hamas.