TENSÃO

Brasileiros em Gaza: Sob o risco de ataques, 28 esperam autorização do Egito para voltar ao país

Governo federal tenta negociar um “corredor humanitário” na passagem de Rafah, um dos principais alvos do bombardeiro

Bombardeio israelense em Gaza.Créditos: /Foto: WAFA
Escrito en GLOBAL el

Segundo a Embaixada do Brasil na Palestina, 28 brasileiros que estão na Faixa de Gaza pediram para serem resgatados pelo governo brasileiro. No grupo, há 15 crianças. O resgate, se autorizado pelo Egito, será feito por terra, através de dois ônibus.

A informação é do embaixador Alessandro Warley Candeas, em declaração nesta quarta-feira (11) à CartaCapital.

O órgão havia informado que seriam 30 brasileiros, mas dois desistiram da repatriação. 

Além das 15 crianças, há seis mulheres adultas, seis homens adultos e uma idosa na lista. Esses brasileiros aguardam autorização do Egito para atravessarem a fronteira e serem resgatados através de um “corredor humanitário”. O pedido foi enviado há três dias.

No caminho por onde será feito o resgate está a passagem de Rafah, bombardeada três vezes em 24 horas pela Força Aérea Israelense. O presidente Lula, em post na rede social X (antigo Twitter), pediu que Israel cesse o bombardeio para possibilitar a passagem de famílias pela fronteira com o Egito.

O presidente também afirmou que vai “continuar trabalhando até trazer de volta para casa todos que estão naquela região e desejam retornar ao nosso país”.

Segundo voo Israel-Brasil

Nesta quarta-feira, o segundo voo trazendo brasileiros de Israel decolou para o Brasil, com destino ao Rio de Janeiro. Nele, estão 214 brasileiros, um cachorro e três gatos. A previsão é que o voo chegue em solo brasileiro na quinta-feira (12).

O resgate faz parte da Operação Voltando em Paz, lançada pelo governo federal após o início da guerra entre Hamas e Israel, no último sábado (7).