GUERRA NA UCRÂNIA

VÍDEO: Jogo de cena? Lojas do McDonald’s na Rússia continuam abertas

A McDonald's Corporation anunciou quase duas semanas após iniciarem os conflitos na Ucrânia, que fecharia todos os 847 restaurantes que mantém na Rússia

MacDonald's aberto em Moscou.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en GLOBAL el

Vários lojas do McDonald's permanecem abertas na Rússia, nesta sexta-feira (18), apesar da empresa fechar oficialmente todos os locais em todo o país em represália à invasão da Ucrânia pelo presidente Vladimir Putin.

A McDonald's Corporation anunciou em 8 de março, quase duas semanas após iniciarem os conflitos na Ucrânia, que fecharia temporariamente todos os 847 restaurantes que mantém na Rússia. Chris Kempczinski, executivo-chefe do McDonald's, disse que a empresa "não pode ignorar o sofrimento humano desnecessário que se desenrola na Ucrânia".

Apesar de todo o barulho, a rede de fast-food continua operando em vários locais, de acordo com relatórios.

Regime de franquias

O serviço de imprensa da empresa disse à agência de notícias estatal russa RIA Novosti na sexta-feira que alguns restaurantes McDonald's que operam em Moscou em regime de franquia continuam abertos.

"Vários restaurantes do McDonald's que operam em Moscou em regime de franquia continuam a fornecer serviços aos visitantes. Em particular, restaurantes foram abertos nos aeroportos e na estação ferroviária Leningradsky, bem como janelas MakExpress perto das estações de metrô de Moscou", disse a empresa.

O canal de TV Moscow24 também informou que as filiais em Moscou permanecem abertas. A emissora citou testemunhas dizendo que funcionários podiam ser vistos descarregando pães de hambúrguer frescos no distrito de Novokosino da cidade.

Um funcionário do McDonald's disse ao jornal russo Lenta.ru, com sede em Moscou, que uma filial do restaurante de fast-food continua operando na estação ferroviária de Moskovsky, na cidade portuária russa de São Petersburgo.

A Newsweek afirma não ter conseguido verificar de forma independente as informações.

O McDonald's foi uma das primeiras grandes redes de restaurantes a anunciar que suspenderia as operações na Rússia. Burger King, KFC, Starbucks e Papa John's também anunciaram planos de sair do país.

Com informações da Newsweek