IMPACTO ECONÔMICO

Sanções: Vídeos mostram briga por alimentos e prateleiras vazias em mercados russos

Primeiros registros de escassez de produtos alimentícios já seriam sinais preocupantes para o Kremlin de que as barreiras econômicas impostas pelo Ocidente surtem efeitos

Russo brigam por produtos alimentícios em supermercado de Moscou (Twitter).
Escrito en GLOBAL el

Vídeos de gente brigando para pegar gêneros alimentícios recém-chegados em supermercados russos, assim como fotos de gôndolas vazias, circulam pelas redes sociais desde a noite de terça-feira (15) e, segundo a imprensa de vários países, já seriam os primeiros registros de escassez desses produtos por conta das sanções econômicas imposta pelo Ocidente em decorrência da invasão da Ucrânia.

As imagens mostram um grupo de consumidores correndo para carrinhos de reabastecimento que acabaram de chegar numa loja da rede Perekrestok, na região norte de Moscou. Há discussão e alguns compradores disputam braço a braço os pacotes do que seria açúcar, segundo fontes ouvidas pelo jornal Daily Mirror, do Reino Unido, ainda que a Rússia atualmente seja a sétima maior produtora de açúcar do mundo, importando apenas 13% do produto.

Há um outro vídeo também de disputa de alimentos, ainda que não seja possível confirmar em qual rede de supermercados estaria ocorrendo a falta dos itens. Fotos de prateiras vazias por todo o país também se espalham pela internet, com depoimento de gente dizendo que macarrão, sal e outros derivados de trigo desapareceram das gôndolas, assim como uma suposta explosão inflacionária do arroz.

Horas antes das primeiras cenas, o governo de Vladimir Putin havia informado que a Rússia não corria qualquer risco de escassez de alimentos e que o abastecimento estava sob controle, mesmo frente às sérias sanções impostas sobretudo pelos EUA e por países da União Europeia.

Veja os vídeos e fotos: