O funcionamento da Estação Espacial Internacional (ISS) pode ser prejudicado pelas sanções ocidentais impostas após a invasão da Ucrânia pela Rússia, de acordo com Dmitri Rogozin, responsável da Agência espacial russa Roscosmos.
As penalidades impostas a Moscou pelos países ocidentais teriam impactos na parte russa que funciona principalmente para corrigir a órbita da estação. Isso poderia provocar a “amerrisagem ou aterrissagem da ISS que pesa 500 toneladas”, alertou o ministro.
Te podría interesar
Regime de reciprocidade
O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou nesta sexta-feira (11) que os Estados Unidos e seus aliados decidiram excluir a Rússia do regime normal de reciprocidade que rege o comércio mundial. A medida abre caminho para a imposição de severas tarifas alfandegárias.
Biden quer proibir também as importações de vodca, diamantes e produtos do mar russo. Ao final da cúpula de líderes da União Europeia em Versailhes, na França, o presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que os europeus estavam prontos para aplicar “sanções massivas” contra a Rússia se a guerra continuasse.
Te podría interesar
Com informações da RFI