CHINA EM FOCO

China, França e Alemanha querem saída diplomática para a guerra na Ucrânia

Xi Jinping se reuniu com Emmanuel Macron e Olaf Scholz em busca de paz na maior crise da Europa após a Segunda Guerra Mundial

Créditos: CGTN
Escrito en GLOBAL el

Os presidentes da China, Xi Jinping, e da França, Emmanuel Macron, e o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, conversaram, por videoconferência, nesta terça-feira (8), sobre esforços diplomáticos para encerrar a crise na Ucrânia. O líder chinês ressaltou que pretende manter diálogos coordenados com os dois países europeus para encontrar uma saída para o conflito ucraniano. 

Xi Jinping afirmou que a China e a Europa têm muitos interesses comuns na busca do desenvolvimento, da paz e da cooperação. 

“Precisamos mostrar nossas responsabilidades para a estabilidade do mundo cheio de mudanças.”
Xi Jinping, presidente da República Popular da China

Xi disse ainda que a parte chinesa lamenta muito que o Velho Continente esteja vivendo mais uma vez a crise de uma guerra. Para ele, a soberania e a integridade territorial de todos os países devem ser respeitadas, todos os princípios e as regras da Carta da ONU devem ser observados e os interesses de segurança de todas as partes devem ser atendidos.

Olaf Scholz e Emmanuel Macron confirmaram que a situação da Ucrânia é a maior crise para a Europa após a Segunda Guerra Mundial. Os dois líderes europeus apoiam a resolução do problema por meio de negociações, para evitar a escalada da tensão e a deterioração da situação humanitária.

Reforço à proteção das mulheres chinesas 

No Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março, autoridades judiciais chinesas prestaram contas dos esforços para proteger mulheres e crianças da China à Assembleia Popular Nacional (APN). 

O relatório apresentado ao Legislativo chinês mostra que o Supremo Tribunal Popular (STP), em atuação conjunta com a Federação Nacional de Mulheres da China, emitiu 3.356 mandados de segurança pessoal para fortalecer a proteção de mulheres e crianças ao longo de 2021.

O documento do STP destacou ainda a severidade das punições impostas aos crimes relacionados à violência doméstica, ao assédio sexual, ao rapto e tráfico de mulheres ou crianças, além de compra de mulheres e crianças que são raptadas e traficadas.

Repressão ao tráfico humano - Em meio aos esforços para proteger mulheres e crianças, o Ministério da Segurança Pública do país deflagrou uma operação especial com duração de 10 meses para reprimir o sequestro e o tráfico de mulheres e crianças que teve início no dia 1o de março.

Mensagem do espaço em homenagem às mulheres 

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), a segunda astronauta da China, Wang Yaping, gravou uma mensagem em vídeo para o escritório das Nações Unidas (ONU) em Genebra, na Suíça. Wang, que está em missão de seis meses a bordo da estação espacial da China, enviou cumprimentos às mulheres de todo o mundo.

Anime chinês no Netflix

A primeira série animada chinesa, "Scissor Seven", tem três temporadas disponíveis na Netflix Brasil, plataforma de streaming. O anime aclamado pela crítica teve a primeira temporada exibida em 2018 durante o Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy. 

O evento, realizado na cidade francesa Annecy, é considerado o 'Oscar' do calendário global de animação. A animação se tornou a primeira produção chinesa a competir na categoria TV e Cinema do festival.

Dirigido e escrito pelo animador He Xiaofeng, "Scissor Seven" retrata a história de Wu Liuqi, conhecido como "Seven". O assassino amnésico se disfarça de cabeleireiro e tenta recuperar as memórias perdidas embarcando em uma jornada de autodescoberta.

Confira o trailer com legenda em português:

Abaporu gigante para chinês ver

O trabalho da pintora brasileira Tarsila do Amaral, que integrou o movimento modernista brasileiro, pode ser apreciado pela primeira vez pelos chineses. Nesta terça-feira (8), a Embaixada do Brasil na China, em Pequim, em homenagem ao centenário de realização da Semana de Arte Moderna de 1922, instalou reproduções de obras da "caipirinha" na fachada do prédio que ocupa. Banners de até 9 metros de altura reproduzem 11 obras da artista plástica, incluindo o Abaporu.