GUERRA NA UCRÂNIA

Mídia americana agora diz que falta do McDonald’s provoca “danos psicológicos” em russos

NBC entrevista “especialistas” que ainda dizem que “russos correm para Ikea e Gucci” para aproveitar últimos momentos

Mac na Rússia.Créditos: Divulgação
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Pode parecer piada, mas não. O site da NBC News, uma das maiores redes americanas de notícias, publicou reportagem em que aponta para os “danos psicológicos” que os russos estão sofrendo por conta do êxodo de companhias internacionais do país em represália ao conflito na Ucrânia.

Entre as empresas listadas pela reportagem estão o McDonald's, Goldman Sachs, Coca-Cola, Burger King, Crocs e Hugo Boss.

A rede entrevistou acadêmicos para embasar a estranha tese de que sem tais empresas, o povo russo começa a sofrer “um profundo impacto psicológico” em função do “isolamento” provocado pelas sanções comerciais.

Emoção com McDonald’s

“Eu estava em Moscou nos anos 90, depois que os primeiros restaurantes McDonald’s abriram, e me lembro da empolgação”, disse Matthew Schmidt, professor associado de segurança nacional da Universidade de New Haven, à NBC News. “Então, sim, a saída de um McDonald’s ou Coca-Cola deve ter um efeito psicológico nos russos.”

Yohanan Petrovsky-Shtern, ucraniano nativo e professor de história judaica na Northwestern University que estudou em Moscou por muitos anos, concordou.

"Lembre-se, na Federação Russa, mais da metade do país é pró-Putin", disse ele. "Muitos estão rindo da saída dessas empresas. Eles declaram com bravura: 'Pegue sua Coca-Cola e sua Pepsi. Podemos fazer os nossos'."

Mas, disse Petrovsky-Shtern, "observadores russos mais sóbrios sabem que a Rússia falhou em produzir produtos de consumo de massa de qualidade decente. Caca-Cola.'"

“Isso, essencialmente, significa uma porcaria de cola”, completa a reportagem.

A reportagem prossegue chamando de “comovente” o fechamento da Pizza Hut e lastima o encerramento das atividades da The Walt Disney Company, que interrompeu seus negócios no país e pausou o lançamento de seus filmes por lá.

Russos se adaptam, diz Putin

O presidente Vladimir Putin, por sua vez, prometeu seguir em frente e disse que os russos se adaptariam às novas "circunstâncias".

"Não temos dúvidas de que continuaremos nosso trabalho e resolveremos isso no modo normal. E gradualmente as pessoas se ajustarão e entenderão que não há problemas que não possamos resolver”, disse Putin.

O professor Schmidt, no entanto, insiste na NBC News: “Mas você tem que lembrar que os russos mais jovens cresceram com McDonald’s e Pepsi e realmente gostam dessas marcas. São marcas icônicas, não apenas marcas americanas”.

"Para eles, a saída de um McDonald's reforçará a sensação de que a Rússia se tornou um pária internacional e provavelmente gerará uma certa vergonha", disse Schmidt.

Corrida ao Ikea e Gucci

Os russos que não podem sair do país “estão indo a lojas como Ikea e Gucci e comprando tudo o que podem antes que essas empresas desapareçam completamente do mercado", disse Petrovsky-Shtern.

Schmidt disse que para os russos mais jovens em particular, a saída de uma empresa com a qual cresceram, como McDonald's, Pizza Hut ou Adidas, evoca memórias da existência sombria que seus pais e avós viveram.

E encerra: "Isso sinalizará para eles um retorno à antiga União Soviética, uma época e um lugar sobre os quais os russos mais jovens só ouviram falar", disse ele.