PARIS 2024

Ana Marcela Cunha nada para ser a primeira bicampeã olímpica da maratona aquática

Junto com Viviane Jungblut, atleta representa o Brasil na prova que será disputada na madrugada desta quinta-feira (8)

Ana Marcela Cunha quer continuar fazendo história em Paris 2024Créditos: Jonne Roriz/COB
Escrito en ESPORTE el

A atleta Ana Marcela Cunha, atual campeã olímpica da maratona aquática, quer continuar fazendo história nos Jogos de Paris. Ela pretende ser a primeira bicampeã da modalidade na prova que será disputada na madrugada desta quinta-feira (8), às 2h30. 

Aos 32 anos de idade, a soteropolitana tem uma trajetória pra lá de vitoriosa. Disputou os Jogos Olímpicos pela primeira vez com apenas 16 anos de idade. E quase garantiu um pódio na sua estreia, ao chegar na quinta colocação em Pequim 2008.

Foi campeã mundial em 2010, mas não conseguiu classificação para Londres 2012. Em 2016, após descobrir uma doença autoimune no mesmo ano, tendo que tomar corticoides e fazer uma cirurgia para retirada do baço, terminou em 10º lugar na prova disputada na edição olímpica realizada no Brasil.

Em 2019, assegurou dois ouros no Mundial, nos 5km e nos 25km. E, dois anos depois, veio o ouro olímpico em Tóquio.

Neste ano, em maio, na última prova em águas abertas disputada por ela antes de chegar a Paris, Ana Marcela chegou em primeiro lugar. Seguida, aliás, pela segunda representante brasileira na maratona aquática dos Jogos Olímpicos, a gaúcha Viviane Jungblut. Nos Jogos Pan-Americanos de 2023, Ana Marcela ficou com a prata e Viviane com o bronze.

Horário e onde ver a maratona aquática em Paris 2024

A prova de 10km da maratona aquática feminina começa às 2h30, com transmissão nos canais Sportv, CazéTV, na plataforma de streaming Globoplay, no site Olympics.com e na TV aberta pela Rede Globo.