O atleta brasileiro Luiz Maurício Dias da Silva, de 24 anos, conseguiu se classificar para a final do lançamento de dardo, que será disputada nesta quinta-feira (8), e já conseguiu dois feitos históricos para o país.
É a primeira vez que o Brasil tem um representante na final do lançamento de dardo desde Los Angeles 1932. Na ocasião, Heitor Medina conseguiu um 11º lugar na prova. Depois, só na edição do Rio, em 2016, o país contou com um atleta na prova. Júlio César de Oliveira terminou em 16º lugar, sem chegar à final.
Te podría interesar
A outra façanha Luiz Maurício, natural de Juiz de Fora (MG), é o novo recorde sul-americano estabelecido em sua classificação. Com 85m91, ele superou sua própria marca, que foi conquistada no Troféu Brasil de Atletismo em junho, quando alcançou 85m57, superando o índice olímpico por sete centímetros.
No total, o atleta fez três lançamentos acima dos 80 metros, e a marca de corte era de 84m. Foi quarto no grupo B e sexto na classificação geral entre 32 atletas.
Pedro Henrique Rodrigues, outro representante do Brasil na prova, não conseguiu avançar à final. O atleta lançou para 79m46, ficando em 19º lugar, o que não foi suficiente para ir à decisão.
Onde ver o lançamento de dardo com Luiz Maurício
A prova do lançamento de dardo com a participação de Luiz Maurício começa às 15h25 e terá transmissão nos canais Sportv, CazéTV, na plataforma de streaming Globoplay, no site Olympics.com e na TV aberta pela Rede Globo.