PARIS 2024

Quem é Julia Soares, finalista da trave de equilíbrio que tem seu nome em um movimento da ginástica

Ginasta brasileira de apenas 18 anos é uma das apostas futuras no esporte olímpico brasileiro

Julia Soares, em sua primeira edição olímpica, conseguiu chegar a uma finalCréditos: Miriam Jeske/COB.
Escrito en ESPORTE el

Aos 18 anos, a ginasta brasileira Julia Soares garantiu seu lugar na final olímpica da trave de equilíbrio, considerado o aparelho mais difícil da ginástica artística feminina. Afinal, são somente 10 centímetros de largura e cinco metros de comprimento para que as atletas possam fazer seus movimentos.   

Natural de Curitiba (PR), iniciou sua carreira na categoria júnior em 2018, quando obteve o ouro no Campeonato Brasileiro da categoria no individual geral e na trave de equilíbrio, aparelho em que foi também campeão sul-americana no mesmo ano. Em 2019, foi 15ª colocada no individual geral do Campeonato Mundial Júnior e campeã nacional júnior no individual geral, na trave de equilíbrio e no solo.

Já competindo na categoria adulta, ganhou bronze na trave no Campeonato Pan-Americano de ginástica artística feminina em 2021.

O movimento "Soares"

A ginasta, desde os 15 anos, executa uma entrada na trave com um movimento próprio, batizado como "Soares". 

No movimento que tem seu nome, ela pega um impulso no trampolim para realizar uma meia pirueta, ultrapassando o aparelho e concluindo do lado oposto ao que começou, agarrada à trave com os braços e de cabeça para baixo.

Julia Soares é uma "cria" da treinadora ucraniana Iryna Ilyashenko, do Time Brasil, que conheceu a atleta no Centro de Excelência em Ginástica do Paraná, que abrigou também Daiane dos Santos. após passar por ingressou no esporte de alto rendimento.

'Percebi que a ginástica não era só uma brincadeira para mim, mas algo que eu poderia levar para frente. Eu decidi me focar totalmente nos treinos desde aquela época. Mesmo indo para a escola, com os amigos chamando para sair. A gente acaba abdicando de certas coisas para treinar. Mas isso é importante para chegar onde eu quero chegar, que é estar nas Olimpíadas e ouvir o Hino Nacional", contou ao Olympics.com.

Onde ver Júlia Soares na final da trave de equilíbrio

A final da trave na ginástica artística feminina, que conta com Rebeca Andrade e Simone Biles, está programada para as 7h38 desta segunda-feira (5), com transmissão pelos canais Sportv, CazéTV, na plataforma de streaming Globoplay, no site Olympics.com e na TV aberta pela Rede Globo.