RIVALIDADE

As diferenças entre as transferências de Neymar e Messi ao longo da carreira

Ao contrário do brasileiro, o atacante argentino nunca movimentou dinheiro entre clubes

Lionel Messi e Neymar.Créditos: Divulgação/PSG
Escrito en ESPORTE el

Nos últimos dias, o atacante Neymar foi anunciado como o novo jogador do Al-Hilal. Para tal, o time da Arábia Saudita teve que pagar ao francês Paris Saint-Germain (PSG), antiga casa de Neymar, cerca de 100 milhões de euros. Um fato assim nunca ocorreu na carreira de Lionel Messi.

Isto porque o argentino sete vezes campeão da Bola de Ouro de Melhor Jogador do Mundo sempre trocou de clube quando seus contratos já haviam terminado, não havendo necessidade de que o novo time comprasse o jogador. Já Neymar é o jogador que mais movimentou dinheiro na história do futebol.

Saindo dos times iniciais

Neymar começou nas categorias de base do Santos, virando ídolo do time no profissional até 2013, quando foi vendido para o Barcelona. Santos e Barcelona ainda brigam na justiça para acertar os acordos financeiros, mas números oficiais afirmam que o atacante foi vendido por 57 milhões de euros.

Depois de quatro anos no Barcelona, em 2017, Neymar foi comprado pelo PSG, no que é, até hoje, a transferência mais cara de um jogador de futebol da história. Foram 222 milhões de euros pagos pelo clube francês para o espanhol.

De maneira semelhante, Messi começou nas categorias de base do Barcelona, evoluindo até o time profissional, no qual ficou por 17 temporadas. Mas, diferente de Neymar, ele não foi vendido para o Paris Saint-Germain, sua segunda casa. Messi esperou seu contrato acabar, em junho de 2021, e foi de graça para o PSG.

Neymar e Messi deixam o PSG

Em 2023, tanto Messi quanto Neymar saíram do clube francês e, mais uma vez, a diferença entre seus rendimentos foi exorbitante. Enquanto Neymar rendeu cerca de 100 milhões de euros ao PSG, Messi não rendeu nada.

Após dois anos no time da França, em junho, o contrato do craque não foi renovado, o que tornou possível ao Inter Miami, time estadunidense, adquirí-lo de graça.

Apesar de nunca ter movimentado valores em transferências entre clubes ao longo de sua carreira, Messi garantiu seu salário nas alturas. No Inter Miami, o atacante receberá, por ano, 60 milhões de euros, o equivalente a R$ 325 milhões. No Al-Hilal, Neymar deve ganhar ainda mais, R$ 430 milhões por ano.

*Com informações de CNN e ESPN.

Temas