O lutador de MMA, o britânico Paddy Pimblet, que é apontado como uma das grandes promessas do esporte em questão, viralizou nas redes após uma vitória e dedicá-la ao seu filho e a um amigo, que havia se suicidado horas antes de sua pesagem para a disputa.
Logo após o anúncio de sua vitória, Paddy Pimblett fez uma emocionante declaração contra a masculinidade tóxica e pediu aos homens que desabafem, que falem quando estiverem tristes e se sentindo derrotados.
Te podría interesar
"Eu quero dedicar essa luta para meu bebê Lee. Um guerreirinho. Ele é mais lutador que qualquer um aqui. Mas, eu acordei a sexta-feira (22), às 4h da manhã, recebi uma mensagem lá de casa dizendo que um dos meus amigos se suicidou. Isso foi 5h antes da pesagem", iniciou Pimblet.
Em seguida, o lutador faz um apelo aos homens. "Existe um estigma neste mundo de que os homens não podem reclamar. Escuta aqui, se você é um homem, está carregando muito peso nos ombros e acha que a única solução é tirar a sua própria vida... por favor, fale com alguém! Fale com qualquer pessoa! Eu prefiro ter meu amigo chorando no meu ombro do que ter que ir ao seu funeral semana que vem. Então, por favor, vamos acabar com esse estigma. E que os homens comecem a falar", desabafou o atleta.
Te podría interesar
Inúmeros estudos apontam que a masculinidade tóxica ou a chamada heteronormatividade, conjunto de regras que estabelece modos de vidas a partir do binarismo de gênero (Masculino x Feminino), impõe aos homens, independentemente de sua orientação sexual, que eles não podem chorar ou que não podem demonstrar "fraqueza", pois, seriam vistos como "menos homens". Tal conjunto de regras acaba por levar os homens a adotarem comportamentos irregulares como o consumo excessivo de álcool e outras drogas. E, em casos mais graves, ao suicídio.
Cabe destacar que, caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o Centro de Valorização da Vida (CVV) e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), presentes em várias cidades brasileiras.