CACAU SHOW

Cacau Show é denunciada por franqueados e empregados: “funciona como seita”

Relatos apontam falta de diálogo, perseguição e maus tratos a funcionários de parque temático; empresa enviou nota à Fórum

Fachada de loja da Cacau Show.Créditos: Divulgação
Escrito en ECONOMIA el

A Cacau Show, maior rede de franquias do Brasil com mais de 4 mil unidades, está no centro de denúncias feitas por seus próprios franqueados e funcionários. Eles relataram à coluna Dinheiro & Negócios, do Metrópoles, viver sob um ambiente rígido, com forte controle da liderança e punições sistemáticas para quem ousa questionar as regras ou a condução do negócio. As práticas internas, segundo esses relatos, lembram o funcionamento de uma “seita”.

Grande parte da condução motivacional da rede está nas mãos do próprio fundador e CEO, Alexandre Tadeu da Costa, conhecido como Alê Costa. Ele comanda eventos com música alta, discursos emocionantes e palestras voltadas ao pensamento positivo e à devoção à marca. Também participa de lives e encontros virtuais nos quais reforça valores como iniciativa, gratidão e superação. Contudo, franqueados afirmam que não há espaço para discutir temas sensíveis, como cláusulas contratuais ou aumentos repentinos nos preços dos produtos.

Parque temático

A Fórum, por sua vez, obteve sob condição de sigilo, depoimentos de funcionários do parque temático que a empresa mantém em Itu, interior de São Paulo. Eles se mostraram descontentes e oprimidos. Um deles afirmou trabalhar sob um sistema rígido durante oito horas seguidas. Se, por acaso, encosta ou senta um pouco, é observado por câmeras de vigilância e recebe advertência. 

Franqueados descontentes

Por trás da imagem otimista propagada nas redes sociais e em entrevistas de Alê Costa a veículos especializados em negócios, franqueados dizem enfrentar outra realidade. Segundo relatos, aqueles que questionam cobranças indevidas ou alterações nas condições comerciais passam a sofrer perseguições. Entre as formas de retaliação estariam o envio de produtos com prazos de validade próximos do vencimento ou itens com baixa saída, que acabam encalhados nas lojas. Isso, dizem os franqueados, compromete a saúde financeira das unidades, levando muitas delas ao fechamento.

Processos

Na Justiça, a Cacau Show responde a diversos processos movidos por franqueados. As ações vão de cobranças indevidas à não entrega adequada de produtos. Em um dos casos mais emblemáticos, que tramita na 25ª Vara Cível de Brasília, o juiz Julio Roberto dos Reis reconheceu que a empresa adota políticas punitivas contra franqueados em litígio. A decisão aponta que a retirada de crédito dos lojistas – o que os obriga a comprar produtos à vista – é usada como forma de retaliação.

“É inequívoco que a política interna da demandada [Cacau Show] afronta o princípio constitucional da liberdade profissional, porquanto, a restrição de crédito para fornecimento exclusivo de produtos, instrumento essencial da atividade econômica, sob a alegação de existência de litígios judiciais entre franqueado e franqueadora, não está amparada em motivo idôneo e constitui mero revanchismo, uso arbitrário das próprias razões por via transversa, cuja finalidade não é outra senão inibir o legítimo direito constitucional de ação dos demandantes [franqueados], o que também viola o princípio constitucional da inafastabilidade da jurisdição”, apontou o juiz.

Doce amargura

Diante da falta de canais internos para expressar insatisfação, franqueados criaram um perfil nas redes sociais chamado “Doce Amargura”, onde compartilham relatos e denúncias. A responsável pela página, ainda vinculada à marca, usa um pseudônimo para evitar represálias. Segundo ela, mesmo com o anonimato, foi surpreendida com uma visita inesperada do vice-presidente da empresa, Túlio Freitas, em sua loja localizada a mais de 600 km da sede da Cacau Show. Na ocasião, ele teria perguntado “o que era preciso” para que ela encerrasse a página.

Agora, a franqueada tenta rescindir o contrato judicialmente.

Nota de Esclarecimento

Procurada pela Fórum, a Cacau Show enviou a seguinte nota:

“A Cacau Show vem a público esclarecer que não reconhece as alegações apresentadas pelo perfil "Doce Amargura" em redes sociais. Somos uma marca construída com base na confiança mútua, no respeito e na conexão genuína com nossos franqueados.

Cada experiência é única e pessoal. Prezamos por relações próximas, transparentes e sempre pautadas pelo diálogo — pilares que sustentam nosso crescimento conjunto e tornam possível a construção de uma jornada empreendedora repleta de conquistas e momentos especiais.

Não compactuamos com qualquer conduta que contrarie esses valores. Seguimos firmes em nosso propósito: vivemos para, juntos, tocar a vida das pessoas, compartilhando momentos especiais.

Reiteramos que estamos, como sempre, à disposição para esclarecer qualquer ponto, com responsabilidade, integridade e respeito.”

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