ECONOMIA

Fabricante chinesa de carros fará investimento bilionário para gerar milhares de empregos em SP

A montadora deve entrar em operação em 2025 ou 2026 e será um novo marco nas relações comerciais entre Brasil e China

Modelo produzido pela chinesa Neta, que será comercializado no Brasil.Créditos: Divulgação
Escrito en ECONOMIA el

Uma fabricante chinesa de automóveis está prestes a anunciar um investimento bilionário para instalar uma unidade inédita em São Paulo, gerando milhares de empregos e transformando o Brasil em um polo de exportação de veículos sustentáveis na América Latina.

As negociações envolvem tanto o governo federal, quanto o governo estadual e prevê uma série de incentivos fiscais e parcerias estratégicas para a conclusão da negociação, que está em fase adiantada.

A montadora deve entrar em operação em 2025 ou 2026 e será um novo marco nas relações comerciais entre Brasil e China.

Especulações

Embora o nome da fabricante não tenha sido oficialmente divulgado, há especulações de que se trata da Neta Auto, que já anunciou em maio o desejo de iniciar suas atividades no Brasil.

“Temos plano de longo prazo no Brasil. Queremos algo sustentável”, disse à época o presidente da fabricante de veículos, Wison Sun.

Com dez anos de atuação e sede em Shanghai, além de três fábricas, a Neta pertence ao grupo Hozon e já produziu 400 mil veículos.

“A Hozon é uma empresa de veículos de ‘nova energia’ no segmento automotivo com 9.000 funcionários e 3.000 pessoas dedicadas ao desenvolvimento e pesquisa”, disse Wilson Sun.

A montadora possui atualmente sete modelos na China, cinco 100% elétricos e dois híbridos. Além das montadoras, a Neta pretende montar uma rede com ao menos 40 concessionárias no Brasil para iniciar as operações.