VAREJO

Dia das Mães: shopping centers esperam crescimento de 4,8% nas vendas

Segundo associação, faturamento para a data deve girar em torno de R$ 5 bilhões

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A Pesquisa de Expectativas do Dia das Mães, realizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), prevê um crescimento de 4,8% nas vendas na data, com um faturamento de R$ 5 bilhões. Para 93% dos entrevistados, o cenário é de otimismo com a celebração.

Segundo o levantamento, é esperado que o ticket médio (valor gasto pelo cliente em compras) seja de R$ 229,11 nos shopping centers, um aumento de 7,4% em relação a 2023. Sete em cada dez entrevistados também acreditam em um aumento de fluxo.

Para o varejo em geral, a movimentação esperada é de R$ 40,21 bilhões, de acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgada no final de abril. Espera-se que 128 milhões de consumidores adquiram presentes para a data.

As principais presenteadas, conforme a pesquisa, serão as mães (75%), a esposa (18%), a sogra (16%) e a avó (12%), com 36% dos entrevistados dizendo que gastarão o mesmo que em 2023, 34% afirmando que devem comprar mais e 15% apontando que irão comprar menos.

Vestuário é principal item de presente no Dia das Mães

Outra pesquisa, realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) aponta que 46,2% dos brasileiros mostraram intenção de ir às compras para o Dia das Mães em 2024 e 38,1% pretende gastar mais do que em 2023. 

Entre as pessoas entrevistadas, 75,6% planeja gastar de R$ 150 a R$ 300 em compras.

Segundo o levantamento, 46,6% tem como alvo itens relacionados a vestuário/calçados/adereços, seguindo os perfumes/cosméticos, com 39,5%, e móveis/eletrodomésticos, com 29,6%. Dos entrevistados, 4,2% dizem que comprarão livros como presente para a data. 

Problemas com o presente? Saiba o que fazer

É importante saber quais os seus direitos na hora de escolher o presente para o Dia das Mães, e o que fazer caso tenha problemas ou queira trocar.

Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), se o produto estiver em perfeitas condições, a loja não é obrigada a realizar a troca. Contudo, se o lojista oferecer a troca no momento da compra, deve cumprir com o compromisso, uma prática comum em lojas físicas.

Conheça seus direitos nesta matéria da Fórum