Uma pesquisa feita pela Preta Hub/Instituto MAS Pesquisa/Oralab revelou que a população negra no Brasil movimenta cerca de R$ 1,46 trilhão. O levantamento se baseou nos dados recolhidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc) de 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE).
O levantamento, chamado "Consumidores Negros", foi uma proposta do Projeto Sintonia Com a Cidade, da Rede Globo. O resultado foi obtido através da soma do principal rendimento bruto mensal da população negra e multiplicada por 13 meses, por conta do 13° salário.
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Jefferson Mariano, analista técnico do IBGE que participou do levantamento, afirma que esse valor é o volume de dinheiro que circula nas mãos de consumidores negros e negras no Brasil.
De acordo com ele, o montante poderia ser ainda maior, devido ao conjunto de cerca de 3 milhões de trabalhadores que possuem uma segunda atividade profissional.
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"Desse total de trabalhadores, 1,4 milhão são trabalhadores negros", afirma Jefferson.
O estudo foi apresentado no evento "Festival Negritudes", que tem o objetivo de discutir as narrativas negras e colocar em debate a ancestralidade, a trajetória e o espaço social ocupado por pessoas negras.
Marcos Agostinho Silva, diretor do Instituto MAS Pesquisa, mencionou a urgência em se repensar o afro-consumo, a partir da iniciativa em buscar instituições que possuíssem experiência em análise de dados raciais.
“Essa pesquisa vem afirmar que vivemos um outro momento do movimento negro, no qual se insere o afro consumo e suas mais variadas fases, dentre as quais o audiovisual. A população negra é a que mais consome produção de streeming e a Rede Globo foca este mercado de trilhões de consumo”, afirma Adriana Barbosa, CEO da Preta Hub, e Fundadora da Feira Preta – o maior evento de cultural e de Afro consumo da América Latina.