MINISTÉRIO DOS DIREITOS HUMANOS

Levantamento inédito mostra 5 mil denúncias contra líderes religiosos no Brasil

Os casos se referem a violações de direitos humanos e desrespeito à vida, igualdade e individualidade de membros de congregações

Imagem iustrativa.Créditos: Reprodução
Escrito en DIREITOS el

Um levatamento inédito feito pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania mostra que o Brasil já acumulou, entre agosto de 2022 e novembro de 2023, 4879 denúncias contra líderes religiosos por violações de direitos humanos. É a primeira vez que tais dados são levantados pelo Governo Federal, o que torna impossível a comparação com períodos anteriores mas abre o caminho para estudos futuros.

Os dados foram compilados através do canal de denúncias aberto pelo Ministério. Nele, não é obrigatório especificar a crença, religião ou fé das partes envolvidas. Entre as que tiverem a fé revelada, o protestantismo (151) lidera, seguido pelo catolicismo (70).

Além disso, cada denúncia pode conter mais de uma violação. O Ministério dos Direitos Humanos examina as denúncias e encaminha para a autoridade competente.

Todos os casos descritos envolvem desrespeito à vida, igualdade e individualidade das pessoas ofendidas, geralmente membros da mesma congregação. Por exemplo, em um dos 153 casos registrados como LGBTfobia, um homem que cresceu como evangélico, tendo frequentado a igreja durante a infância, quando teve a homossexualidade descoberta na juventude foi expulso da comunidade.

Ouvido pela Folha, Gustavo Coutinho da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transexuais (ABGLT) alerta que o número pode estar subnotificado uma vez que, sobretudo em casos de LGBTfobia, muitas vítimas evitam a exposição pública que pode causar ainda mais rejeição nos ambientes familiar e religioso e, dessa maneira, não denunciam. Ele também chama a atenção para que não se culpem as religiões pelo quadro, mas sim os seus líderes que atuam como verdadeiros fundamentalistas.

Como denunciar?

Para fazer uma denúncia de violações de direitos humanos, entre em contato com a Ouvidoria do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania pelo Disque 100.

Você também adicionar o número (61)996565008 e enviar uma mensagem via WhatsApp; Pesquisar por “Direitoshumanosbrasil” no Telegram; e baixar o aplicativo Direitos Humanos Brasil.