Um erro administrativo durante reformas na prefeitura de Maashorst, no sul da Holanda, pode ter resultado no desaparecimento de 46 obras de arte — entre elas, uma serigrafia rara do ícone da Pop Art, Andy Warhol. As peças teriam sido descartadas acidentalmente como lixo comum.
A confusão veio à tona nesta quinta-feira (24), quando autoridades da municipalidade admitiram, com pesar, que “muito provavelmente” as obras foram levadas junto com entulho durante as obras na antiga prefeitura de Uden, após a fusão administrativa que deu origem ao novo distrito.
Te podría interesar
Retrato da ex-rainha Beatriz
Entre as peças sumidas está um retrato da ex-rainha Beatriz dos Países Baixos, produzido por Warhol nos anos 1980 — uma obra considerada especialmente rara e valiosa. As pinturas estavam armazenadas em um porão no prédio durante a reforma, mas segundo a emissora local Omroep Brabant, não receberam o cuidado adequado.
A situação só foi descoberta quando a nova administração tentou fazer um inventário do acervo artístico. Foi então que perceberam: dezenas de obras haviam simplesmente sumido.
Te podría interesar
Uma investigação foi aberta. A prefeitura contratou uma agência independente que concluiu o óbvio: faltavam procedimentos básicos para lidar com obras de valor. Não havia registro detalhado, nem plano de conservação ou segurança. Pior: depois que o sumiço foi notado, nenhuma ação efetiva foi tomada para tentar recuperar o material a tempo.
Acusações criminais foram apresentadas e a investigação segue, mas as chances de recuperar as obras são mínimas, segundo o próprio município.
— Não é assim que se deve tratar itens valiosos — lamentou o prefeito Hans van der Pas. — Mas aconteceu. E lamentamos profundamente.
O caso chamou a atenção do público e virou exemplo internacional de como a negligência pode custar caro — artisticamente e historicamente. A serigrafia de Warhol e as outras 45 obras seguem, por ora, como tesouros perdidos... possivelmente em um aterro sanitário.
São Paulo recebe neste ano a maior mostra de Andy Warhol já vista no Brasil
Em 2025, a cidade de São Paulo será tomada pelo universo vibrante e provocador de Andy Warhol. A maior exposição já realizada no Brasil sobre o ícone da Pop Art desembarca em maio no Museu de Arte Brasileira (MAB) da FAAP, trazendo um vasto acervo diretamente do The Andy Warhol Museum, em Pittsburgh — cidade natal do artista.
Décadas após sua morte, Warhol permanece como uma figura central na arte contemporânea e na cultura visual global. Seu olhar afiado sobre a sociedade de consumo, a fama instantânea e a reprodução em massa de imagens antecipou os tempos da internet, das redes sociais e da idolatria das celebridades.
A mostra promete não apenas revisitar suas obras mais célebres, mas também lançar novas luzes sobre sua influência duradoura — que ainda molda o modo como olhamos, criamos e consumimos imagens hoje.