No começo deste ano, uma pintura roubada de Pieter Brueghel, considerado o mais importante artista renascentista da pintura flamenga — conhecido por retratar a vida e o imaginário popular, os camponeses e ilustrações imagéticas de provérbios, além de suas famosas pinturas A torre de Babel (1593) e Jogos infantis (1560) —, foi reencontrada em um pequeno museu na Holanda e devolvida ao seu local original — a Polônia —, afirmou uma revista de arte local.
Era uma pintura de apenas 17 centímetros, em que está representada uma jovem camponesa. Ela traz carvão em uma mão e um balde d'água na outra. A pintura havia sido roubada do Museu Nacional de Gdansk, na Polônia, em crime supostamente coordenado por "agentes do serviço secreto" polonês, em 1974.
Te podría interesar
O roubo foi descoberto quando, em abril do mesmo ano, uma faxineira do museu derrubou o quadro da parede, sua moldura estilhaçou e, atrás dela, ao invés da pintura original, encontrou-se uma fotografia.
No museu, descobriu-se que uma outra obra de arte também havia sido substituída por uma cópia fotográfica: A Crucificação, do pintor Anthony van Dyck.
Te podría interesar
Desde então, as duas obras passaram a ser procuradas por autoridades holandesas e colecionadores de arte, até que uma revista de artes e antiguidade (Vind), ao divulgar uma nova exposição em destaque no Museu Gouda, um dos mais antigos dos Países Baixos, falou da pintura de Brueghel como "emprestada por um colecionador particular".
A partir de comparações fotográficas com a pintura que costumava estar exposta na Polônia, a revista contatou o detetive de arte Arthur Brand, que estava em cargo das buscas, e o especialista identificou a correspondência entre as obras.
"Depois de localizar cinco pinturas semelhantes de Brueghel, entrar em contato com a polícia holandesa e polonesa e com o museu, Brand identificou a pintura e solicitou sua devolução oficial", narra reportagem do jornal The Guardian.
De acordo com as autoridades, aquele foi um roubo especializado, que contou com coordenação e uma estratégia para transportar o quadro ilegalmente para o exterior.
Pieter Brueghel - quem foi
Nascido em Bruxelas entre 1525 e 1530, Brueghel foi um dos mais influentes pintores da Era de Ouro da pintura holandesa, no momento em que as temáticas migravam de representações majoritariamente religiosas para observações mais humanísticas, frequentemente dedicadas a aspectos cotidianos da vida das populações.
Brueghel costumava vestir-se como um camponês, apesar de sua origem distinta, para se misturar aos objetos de suas pinturas. Ele representou sobretudo paisagens naturais e a vida comum dos camponeses, como a representada pela obra que foi restituída.
Seus quadros de cenas populares, como A luta entre Carnaval e Quaresma, de 1559 (considerada uma sátira dos conflitos envolvidos na Reforma Protestante), Jogos Infantis, de 1560, e Triunfo da Morte, de 1562, são algumas de suas obras mais famosas.
Ele contribuiu com a cena mais influente do período do Renascimento flamengo, cuja pintura foi marcada por novos elementos baseados no perspectivismo (tratamento geométrico do espaço e da luz), pelo uso do óleo como pigmento aglutinante e pela representação de cenas humanas.