O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou que vai inserir o livro Ainda Estou Aqui, de Marcelo Rubens Paiva, nos acervos das bibliotecas de escolas estaduais. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (6) após a atriz Fernanda Torres ganhar o Globo de Ouro pela atuação no filme.
"Já estou aqui autorizando a secretária [da Educação] Rowenna a comprar os livros em quantidade para que nossa biblioteca e, principalmente, no terceiro ano, os estudantes e professores possam fazer projetos com Ainda Estou Aqui", declarou o governador.
Te podría interesar
Jerônimo ainda acrescentou que também pretende fazer com que o filme seja passado nas escolas e que debates sobre a ditadura militar e direitos humanos sejam feitos com especialistas após a exibição do longa.
“A outra iniciativa é dentro das nossas escolas fazer programação para que o filme seja exibido e seja não só assistido, mas se tiver necessidade de se fazer um debate, de levar alguém que possa explicar o filme”, completou.
Te podría interesar
O governador fez a declaração durante um evento no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão Severino Vieira, no bairro de Nazaré, em Salvador, onde fez anúncios sobre investimentos na educação.
"Onde tiver necessidade de realizar um debate ou explicação sobre o filme, vai acontecer. Principalmente para os alunos do 3º ano, pois nós teremos uma forte possibilidade de ter esse filme na prova de redação do Enem. Portanto, um prêmio desse nos ajuda e nos anima a fazer um bom debate sobre a democracia", disse.
O governador ainda parabenizou Fernanda Torres pelo prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama e a importância da premiação em um filme que retrata as violências ocorridas durante a ditadura militar, assunto ainda pouco debatido. "Esse prêmio é uma resposta simbólica ao período da ditadura, quando muitas pessoas desapareceram e o Estado não ofereceu nenhuma resposta. Esse reconhecimento nos inspira a promover um debate mais amplo e profundo sobre a democracia", concluiu.
'Ainda Estou Aqui'
Dirigido por Walter Salles, Ainda Estou Aqui conta a história da família Paiva em busca de respostas e justiça após a prisão, tortura e morte do ex-deputado Rubens Paiva em 1971, durante a ditadura militar. O filme foca na dor e resiliência da esposa, Eunice Paiva, e dos cinco filhos do casal.
A obra é baseada no livro de mesmo nome do escritor Marcelo Rubens Paiva, filho de Rubens Paiva, que tinha apenas 11 anos quando o pai foi preso e morto pela ditadura. O corpo do ex-parlamentar nunca foi encontrado, e os militares acusados pelos crimes jamais foram julgados e condenados.
Fernanda Torres vence como Melhor Atriz no Globo de Ouro
A atriz Fernanda Torres entrou para a história ao se tornar a primeira brasileira a receber o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama.
Ao interpretar Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui, Fernanda Torres conquistou apoio ao redor do mundo. O jornal The New York Times e a revista Variety apostaram que Torres seria premiada.
Receber o prêmio foi uma surpresa para Fernanda Torres, que, horas antes da cerimônia do Globo de Ouro, declarou que suas chances eram “nulas”.