OSCAR E MAIS TRÊS

Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, na disputa em 4 premiações; veja quais

Longa de Walter Salles acaba de entrar na pré-lista do Prêmio BAFTA 2025, conhecido como o “Oscar Britânico”

Cena do filme 'Ainda Estou Aqui', de Walter Salles.Créditos: Reprodução de vídeo/Sony Pictures
Escrito en CULTURA el

Nesta sexta-feira (3), foi revelada a relação dos pré-indicados ao BAFTA, uma das mais importantes premiações, popularmente chamada de "Oscar britânico". O filme Ainda Estou Aqui foi lembrado na categoria Filme em Não-Língua Inglesa. Um ponto a se observar é que as expectativas por indicações em categorias como Roteiro Adaptado e Melhor Atriz para Fernanda Torres não se confirmaram. 

Junto ao filme brasileiro, foram escolhidos os longas estrangeiros: "Tudo Que Imaginamos Como Luz", "Black Dog" ("Gou zhen"), "The Count of Monte Cristo", "Emilia Pérez", "Flow", "The Girl with the Needle", "Kneecap: Música e Liberdade", "La Chimera" e "The Seed of the Sacred Fig".

Com oito prêmios recebidos, o filme brilhou no 81º Festival de Veneza, onde estreou mundialmente e levou o prêmio de Melhor Roteiro. Também foi reconhecido como Melhor Filme pelo Júri Popular na 48ª Mostra de São Paulo, no Festival Internacional de Cinema de Vancouver (Canadá), no Festival de Cinema de Mill Valley (EUA) e no Festival de Pessac (França), que ainda lhe concedeu o Prêmio Danielle Le Roy, oferecido pelo júri jovem.

"Ainda Estou Aqui" é finalista no Globo de Ouro em duas categorias: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Atriz em Filme de Drama. No dia 5 de janeiro, Walter Salles, Fernanda Torres, Selton Mello e os produtores Maria Carlota Bruno e Rodrigo Teixeira estarão na cerimônia em Los Angeles. O longa também aparece na shortlist do Oscar de Melhor Filme Internacional e concorre na mesma categoria no Critics’ Choice Awards 2025, com os resultados sendo anunciados em 12 de janeiro. Além disso, está na disputa pelo Prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-Americano, o maior reconhecimento do cinema espanhol.

Enquanto brilha na temporada de premiações, o longa também se destaca na mídia internacional. No final de 2024, foi incluído na renomada lista da BBC dos 20 melhores filmes do ano e elogiado pela revista Hollywood Reporter, que o classificou entre os dez melhores títulos de 2024.

Após o jornal The New York Times e a revista Vanity Fair, a revista Variety também apontou Fernanda Torres como provável vencedora do Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme Dramático no próximo domingo, 5. A lista atualizada das previsões para as categorias foi divulgada nesta quarta-feira, 1º.

A lista de apostas, que classifica os artistas conforme suas chances de vitória, coloca Fernanda no topo da categoria. Em seguida, aparecem Nicole Kidman (Babygirl), Angelina Jolie (Maria), Kate Winslet (Lee), Tilda Swinton (O Quarto ao Lado) e Pamela Anderson (The Last Showgirl).

Entrevista Fernanda Torres

Nesta quinta-feira (2), a TV Brasil relembrou uma entrevista com a atriz nas redes sociais sobre a beleza na maturidade. “Eu fico horrível maquiada”, começa dizendo Fernanda Torres ao programa “Conexão Roberto D’Avila”, datado em 2010.

Assista

 

Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar