O jornal Le Monde, um dos mais tradicionais da França, detonou o filme “Ainda Estou Aqui” e a atuação de Fernanda Torres, que recebeu um Globo de Ouro. O crítico Jacques Mandelbaum não gostou nada do longa-metragem e despertou a fúria dos internautas brasileiros.
Para o crítico, o filme “Ainda Estou Aqui” erra ao "passar um traço leve demais pela compreensão do mecanismo totalitário", ou seja, na visão de Mandelbaum, o filme de Walter Salles "suaviza" a ditadura brasileira.
Te podría interesar
Sobre a atuação de Fernanda Torres, que tem sido elogiada no mundo todo e virou uma obsessão da imprensa cultural dos EUA, o jornalista francês a classificou como "um tanto monocórdica", ou seja, que fica em um mesmo tom e não emociona. O jornal deu nota 1 para “Ainda Estou Aqui”, a pior de todas.
O texto do jornal Le Monde é uma clara provocação, visto que o principal concorrente do Brasil é o longa Emília Perez, produção francesa cuja história se passa no México e que tem sido alvo de duras críticas, entre elas, de transfobia e racismo, pois o filme foi inteiramente gravado na França.
Te podría interesar
Sem novidades, os fãs brasileiros se revoltaram com a crítica do Le Monde e invadiram as redes sociais do jornal para deixar sua insatisfação. Confira algumas reações abaixo: