O ex-deputado federal José Genoino, junto à professora da Universidade Federal do Paraná Andrea Caldas, lançam o livro "Constituinte: avanços, herança e crises institucionais" nesta quinta-feira (11), no auditório da Fundação Escola Sociologia e Política, em São Paulo.
Genoino foi um dos protagonistas da promulgação da Carta Constitucional de 1988, a chamada Constituição Cidadã, e o livro traz seu registro histórico da Assembleia Nacional Constituinte, 35 anos após o episódio, em diálogo com a professora Andrea.
Te podría interesar
O debate trazido no livro acontece a partir da premissa de que a Constituição não é meramente “uma obra de sábios, oráculos e especialistas, mas produto de conflitos, escolhas, conflitos de classe e opções que se colocam numa determinada época histórica”. Assim, se identificam avanços, contradições e lacunas produzidos na interação das forças políticas presentes na Assembleia Nacional Constituinte, de 1987 a 1988.
Os autores propõem que a Constituição é, portanto, uma obra inconclusa, do ponto de vista político e, apesar dos avanços, ainda é objeto de disputas. Para Genoino e Andrea, o golpe de 2016 traz um novo capítulo a esta história e reposiciona a avaliação do legado da Constituição de 88 e os rumos do futuro.
Te podría interesar
A publicação será lançada pela Fundação Perseu Abramo (FPA) com apoio da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco. Participam da abertura do evento o presidente da FPA, Paulo Okamotto, e o representante da Fundação Lauro Campos, Pedro Serrano. Durante o lançamento, será realizado um debate com a participação dos autores e da professora da Universidade Federal do ABC, Maria Carlotto, seguido de sessão de autógrafos.
Sobre os autores
-
José Genoino
José Genoino Neto nasceu em 1946, no povoado do Encantado, no Ceará. Foi presidente do DCE da Universidade Federal do Ceará, em 1968, participando das manifestações estudantis da época. Após o AI-5, entrou na clandestinidade. Participou da guerrilha do Araguaia. Foi preso em abril de 1972, foi torturado e condenado a 5 anos de pena. Participou da fundação do PT e foi eleito deputado federal em 1982 e deputado constituinte em 1986.Foi deputado federal por seis legislaturas e candidato a governador de SP em 2002.Assumiu a presidência do PT de 2003 a 2005. Como socialista, hoje exerce militância política no PT, priorizando o trabalho de base e se articulando com outras forças políticas de esquerda.
-
Andrea Caldas
Andrea Caldas nasceu em 1969, em Curitiba, Paraná. Iniciou a militância estudantil em 1985. Foi dirigente do sindicato do magistério municipal de Curitiba e presidente do Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública, nos anos 90. Foi filiada ao PT de 1989 a 2015 e atualmente é filiada ao PSOL, tendo atuado na formulação de programas de governo e na formação política, nos dois partidos. É professora da Universidade Federal do Paraná, desde 1993, na área de políticas educacionais e gestão da educação. Foi diretora do Setor de Educação da UFPR e presidenta do Fórum de Diretores/as das Faculdades e Centros de Educação das Universidades Públicas. É militante socialista e em defesa da educação pública.
Informações
Lançamento do livro Constituinte – avanços, herança e crises institucionais
11 de abril, quinta-feira, às 18h30
No Auditório da Fundação Escola de Sociologia e Política
Rua General Jardim, 522, Vila Buarque, São Paulo