Antes da abertura da Cúpula dos Líderes do G20, a cidade do Rio de Janeiro também irá celebrar o Festival Aliança Global, uma grande ação cultural pelo combate à fome e à pobreza. O evento vai acontecer entre os dias 14 e 16 de novembro com a presença de diversos artistas.
LEIA TAMBÉM: G20: fique por dentro da programação e preparativos no Rio
Te podría interesar
O festival está sendo organizado pela primeira-dama Janja e tem o objetivo de gerar engajamento na população para o lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa proposta pelo governo brasileiro enquanto presidente do G20. O evento foi inspirado em outros grandes concertos internacionais, como o Live Aid em 1985 e o Free Nelson Mandela Concert em 1988, ambos em Londres.
Por meio de atrações culturais, o festival busca conscientizar sobre os temas centrais que serão debatidos durante o G20. "A programação celebra a diversidade da cultura brasileira, reunindo grandes nomes da música nacional para engajar a todos no compromisso do Brasil de liderar a Aliança Global em defesa de um mundo sem fome e pobreza, com transição energética, justiça climática e uma representação menos desigual", afirma a organização do evento.
Te podría interesar
O line-up completo com todos os artistas que participarão do festival ainda não foi divulgado, mas algumas presenças já estão confirmadas, como: Diogo Nogueira, Seu Jorge, Daniela Mercury, Zeca Pagodinho, Larissa Luz, Mateus Aleluia, Nova Orquestra, Jovem Dionísio, Rachel Reis, Jota.Pê, Afrocidade, Marcelle Motta, Kleber Lucas, Jaloo, Aguidavi do Jêje, João Gomes, Teresa Cristina e muitos outros. O Instituto Black Bom será responsável pela abertura e encerramento dos shows com DJ Flash e performances do melhor da Black Music Carioca.
Também está prevista a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 16 de novembro, mesma data em que se encerra o G20 Social. A primeira-dama anunciou o festival nas suas redes sociais por meio de um vídeo nesta quinta-feira (7). Confira abaixo:
O festival irá ocorrer na Praça Mauá, zona portuária do Rio de Janeiro, nos dias 14, 15 e 16 de novembro a partir das 18 horas.
Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky