Nos dias 18 e 19 de novembro será realizada na cidade do Rio de Janeiro a Cúpula de Líderes do G20, que reúne 19 países dos cinco continentes mais a União Europeia e a União Africana para discutir as grandes questões econômicas globais. Esta é a primeira vez que o Brasil assume a presidência do G20.
Na cerimônia de abertura, que ocorrerá no dia 18 pela manhã, será lançada a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa brasileira com o objetivo de mobilizar países e organizações internacionais para acelerar os esforços no combate à fome e à pobreza até 2030.
Te podría interesar
Já à tarde, ocorre a primeira reunião oficial com os chefes de Estado para discutir a Reforma da Governança Global. O debate tem como objetivo propor medidas para modernizar as principais instituições internacionais, como a Organização das Nações Unidas, o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio, para que reflitam as realidades contemporâneas e promovam uma governança mais justa e eficiente.
No final do dia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja serão recebidos.
Te podría interesar
Já no segundo dia, o foco das discussões será em torno do Desenvolvimento Sustentável e Transições Energéticas. A urgência de se abandonar os combustíveis fósseis é escancarada pela crise climática que vem provocando uma série de eventos extremos pelo mundo. Nesse debate, o Brasil tem o potencial de assumir a liderança.
O dia prossegue com uma cerimônia de transmissão da presidência do G20 do Brasil para a África do Sul e com reuniões bilaterais entre os líderes.
Preparativos na cidade do Rio de Janeiro
Devido ao G20, a Prefeitura do Rio de Janeiro decretou feriado nos dias 18 e 19 de novembro. A medida faz parte do plano operacional para os três grandes eventos do G20: o Urban 20 (U20), o G20 Social e a Cúpula dos Líderes do G20, e busca garantir uma melhor mobilidade na cidade.
O prefeito Eduardo Paes (PSD), ao anunciar o plano operacional, afirmou que a medida é um alerta à população para que se prepare para as mudanças e impactos que acontecerão na cidade.
"Os cariocas estão acostumados com a realização de grandes eventos internacionais, mas é importante que a gente saiba que a rotina vai mudar a partir do dia 14 de novembro. E a Prefeitura decretou feriado, nos dias 18 e 19, para que ficasse claro para a população que mudanças aconteceriam", disse.
Além disso, o Aeroporto Santos Dumont, um dos principais terminais aéreos do Rio de Janeiro, será fechado nos dias 18 e 19. O governo federal também autorizaçou o uso das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem no período de 14 a 21 de novembro.
A Cúpula do G20 será realizada no Museu de Arte Moderna (MAM) e deve atrair 55 delegações, de 40 países e de 15 organismos internacionais. Já os outros dois eventos, Urban 20 (U20), o G20 Social, acontecerão no Complexo Mauá, na zona portuária, entre os dias 14 a 17 de novembro.
Para a celebração do G20 Social, que é um evento inédito criado pela presidência brasileira do fórum de cooperação econômica, foi organizado o Festival da Aliança Global, que será realizado na Praça Mauá com shows gratuitos ao ar livre. A programação vai do dia 14 ao dia 16 de novembro.
G20 Social
O G20 Social terá o objetivo de realizar mais de 200 atividades promovidas por organizações da sociedade civil e será aberta ao público por meio de credenciamento prévio. No evento, que inicia no dia 14 de novembro e vai até o dia 16 de novembro, serão debatidos temas como combate à fome e às desigualdades, mudanças climáticas, sustentabilidade e nova governança global e transição energética justa.
Durante os três dias do G20 social, 150 barracas integrarão a programação com produtos como alimentação, artesanatos, publicações e serviços.
Para realizar o credenciamento, basta acessar este link.
Já a programação completa com a lista de convidados, horários e temas dos debatidos pode ser acessada por meio deste link.
Urban 20
Outro evento promovido é o Urban 20, que irá reunir os prefeitos do G20 que estão unidos em ações para enfrentar a crise climática. O anfitrião será o prefeito Eduardo Paes (PSD) e está prevista a presença de mais de 60 prefeitos e delegações de mais de 100 cidades ao redor do mundo.
O objetivo do U20 é promover um envolvimento entre o G20 e as cidades, aumentar o perfil das questões urbanas na agenda de cooperação internacional e estabelecer um fórum para as cidades desenvolverem uma mensagem coletiva para informar sobre as negociações do G20. O evento foi fundado pelas organizações Grupo C40 de Grandes Cidades e Cidades e Governos Locais Unidos.
Programação completa do G20
Dia 18 de Novembro (Segunda-feira)
- 08h30 às 10h00: Chegada dos líderes e recepção pelo Presidente da República e Primeira Dama
- 10h00 às 13h00: Lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza
- 13h00 às 14h30: Almoço de Trabalho
- 14h30 às 18h00: Sessão 2 - Reforma da Governança Global
- 18h00 às 20h00: Recepção Oficial do Presidente Lula e Primeira Dama para os Líderes
Dia 19 de Novembro (Terça-feira)
- 10h30 às 13h00: Sessão 3: Desenvolvimento Sustentável e Transições Energéticas
- 13h00 às 15h00: Sessão de Encerramento e Cerimônia de Transmissão da Presidência do G20 do Brasil para a África do Sul
- 15h00 às 16h30: Almoço Oficial
- Tarde (após o almoço): Reuniões bilaterais entre os líderes
Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky