"Retratos Fantasmas", filme de Kleber Mendonça Filho, e “Propriedades”, longa de Daniel Bandeira, dois filmes brasileiros e pernambucanos, foram selecionados para a mostra The Contenders 2023, organizada todos os anos pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). A mostra reúne os melhores filmes de cada ano, escolhidos por uma equipe de curadores do MoMA.
"O Departamento de Cinema do Museu de Arte Moderna de Nova York passa um pente fino nos grandes lançamentos dos estúdios e dos festivais internacionais mais importantes para selecionar filmes influentes e inovadores feitos nos últimos 12 meses e que acreditamos que terão vida longa. Que sejam destinados às glórias dos prêmios ou lembrados como clássicos cultuados, cada um desses filmes é candidato a ter significância histórica duradoura", destaca o site oficial.
Te podría interesar
O departamento seleciona os filmes da mostra com base em critérios de “influência e inovação”. A equipe acredita que esses filmes têm potencial de se tornarem clássicos. The Contenders 2023 será realizada de 15 de novembro a 12 de dezembro de 2023, no MoMA, em Nova York. O filme "Vidas Passadas", coreano-canadense Celine Song, abriu o evento nesta quarta (15). Já "Retratos Fantasmas" e “Propriedade” serão apresentados na próxima segunda (20) e terça (21), respectivamente.
Kleber Mendonça disse em suas redes sociais que ficou surpreso ao descobrir que “Retratos Fantasmas” estava na lista de filmes mais marcantes do ano. “O @themuseumofmodernart fez uma lista de filmes marcantes em 2023, dois deles são brasileiros e pernambucanos. RETRATOS FANTASMAS e PROPRIEDADE, de Daniel Bandeira. Havíamos sido informados pela equipe da campanha do Oscar nos EUA durante longa viagem, mas só fui ver agora a lista de filmes. Muito feliz de estar com Bandeira ali”, escreveu o diretor de "Aquarius", “Bacurau” e "O Som ao Redor".
Te podría interesar
Ao todo foram selecionados 40 produções pelo MoMA, entre eles também estão destaques do cinema mundial, como "Barbie", de Greta Gerwig, “Assassinos da Lua das Flores", de Martin Scorsese, "Oppenheimer", de Christopher Nolan, e "Anatomia de uma Queda", da diretora Justine Triet, vencedor da Palma de Ouro no Festival Cannes.
Retratos Fantasmas
A mais recente obra cinematográfica de Kleber Mendonça já percorreu uma jornada de sucesso em festivais nacionais e internacionais. Além disso, está disponível na Netflix desde o dia 2 de novembro e foi indicado para o Oscar 2024 na categoria “Melhor Filme Internacional”. Em caso de vitória, o filme pode marcar um feito inédito na história do cinema brasileiro, tornando-se o pioneiro a alcançar esse reconhecimento que, até o momento, esteve inalcançável para qualquer outra produção nacional.
A última vez que um longa-metragem brasileiro chegou a figurar entre os indicados foi há 25 anos com "O Que é Isso, Companheiro?" (1998). Com a Cinemascópio à frente da produção e a Vitrine Filmes como parceira na coprodução e distribuição, o filme explora a conexão pessoal do diretor com os cinemas de rua em Recife, Pernambuco, durante sua juventude. Ele ilustra como essas salas de cinema desempenharam um papel vital na sua formação como cineasta e, ao mesmo tempo, apresenta uma reflexão significativa sobre as questões sociais.
Retratos Fantasmas teve seu lançamento durante o 76º Festival de Cannes e também foi a atração de abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado de 2023. O filme narra a história do centro de Recife durante o século 20 por meio das salas de cinema que não apenas atraíam a população, mas também exerciam influência sobre seus modos de vida. De sua vida pessoal à vida da sociedade, Kleber mistura filmagens antigas e recentes para mostrar as transformações dos cinemas e a imposição do sistema econômico sobre a cultura nas cidades brasileiras.