OSCAR 2024

Como “Retratos Fantasmas” se tornou o escolhido para representar o Brasil no Oscar

Quinto longa de Kleber Mendonça Filho é um documentário pessoal sobre os cinemas de rua de Recife

Cena de "Retratos Fantasmas"Créditos: Divulgação/Vitrine Filmes
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“Retratos Fantasmas”, novo filme do diretor Kleber Mendonça Filho, foi escolhido, nesta terça-feira (12), pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais, para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2024.

O longa disputou inicialmente com 28 títulos inscritos e habilitados. Após votação, outras cinco produções foram finalistas: “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho, “Urubus”, de Claudio Borrelli, “Estranho Caminho”, de Guto Parente, “Nosso Sonho - A História de Claudinho e Buchecha”, de Eduardo Albergaria e “Pedágio”, de Carolina Markowicz.

Ao revelar o escolhido, a presidente da Comissão de Seleção da Academia, Ilda Santiago, afirmou que "foi uma reunião democrática, representativa em uma comissão ampla”. “A diversidade e qualidade dos filmes nos levou a três horas de debate até chegarmos ao título escolhido", disse.

Por que “Retratos Fantasmas”?

O longa é o quinto do renomado cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho. Ele é conhecido por filmes como “Bacurau” (2019), “Aquarius” (2016) e “O Som ao Redor” (2013), seu primeiro longa de ficção. Antes dele, Kleber teve sua primeira experiência com longas com o documentário “O Crítico” (2008).

Ao todo em sua carreira foram mais de 120 prêmios recebidos no Brasil e no exterior. “Aquarius” foi indicado à Palma de Ouro, principal prêmio do Festival de Cannes. Já “Bacurau” venceu o Prêmio do Júri de Cannes.

Kleber também é um veterano de Oscar. “O Som ao Redor” foi o escolhido para representar o Brasil no Oscar 2014. Dez anos depois, o diretor repete o feito com “Retratos Fantasmas”.

A escolha do longa não é à toa, já que ele vem fazendo sucesso tanto nacional quanto internacionalmente. O filme teve sua estreia mundial no Festival de Cannes deste ano. Internacionalmente, conquistou críticos como Variety e Indiewire.

O filme estreou nos cinemas brasileiros no último dia 24. Até agora, quase 50 mil espectadores já marcaram presença nas salas de cinema, número considerado alto para um documentário nacional.

Um documentário pessoal

A escolha de “Retratos Fantasmas” também é ousada, uma vez que o longa é um documentário. Até hoje no Oscar, apenas quatro documentários foram indicados à categoria de Melhor Filme Internacional. No entanto, essa não é a primeira vez que a Academia Brasileira de Cinema opta por um documentário para seguir na disputa pelo Oscar. Em 2021, o escolhido foi “Babenco – Alguém tem que Ouvir o Coração e dizer: Parou”, de Bárbara Paz.

“Retratos Fantasmas” é um filme com um viés bastante pessoal de Kleber e explora a história e o estado atual dos cinemas de rua do centro de Recife, cidade-natal do diretor. Ele revisita sua cidade pelas lentes dos cinemas que um dia frequentou.

O longa, inclusive, é composto por vídeos de seu arquivo pessoal, filmados quando o diretor ainda estava na faculdade, cerca de 30 anos atrás. Outras partes vêm dos arquivos da Cinemateca Brasileira, como Kleber contou ao Festival de Cannes. O cineasta também emprestou sua voz ao projeto, fazendo a narração do documentário.

“Retratos Fantasmas” ainda está em cartaz nos cinemas brasileiros e também está em exibição no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), no Canadá, até o próximo dia 17. Os indicados ao Oscar 2024 serão anunciados em 23 de janeiro. Até lá, resta torcer e assistir.