CINEMA

Filme sem roteiro? Novo longa foi filmado com diálogos improvisados na hora; entenda

Outras produções já abriram mão do roteiro em Hollywood, mas não a esse extremo

Elliot Page no filme "Close To You"Créditos: Divulgação
Escrito en CULTURA el

Estreou neste domingo (10), no Festival de Cinema de Toronto (TIFF), o filme “Close To You”, que tem um detalhe curioso sobre sua produção: todos os diálogos foram improvisados. O longa é estrelado por Elliot Page, ator conhecido por seus papéis em filmes como “Juno” e na série “The Umbrella Academy”, que teve o difícil papel de improvisar todas as cenas.

O ator teve que improvisar toda a 1h40 do filme, inclusive em uma tomada de 53 minutos ininterruptos, o que acabou lhe rendendo até um crédito no roteiro do filme. Em uma entrevista à Variety, ele contou que o roteiro tinha apenas uma descrição. 

"Isso foi absolutamente emocionante todos os dias. Nunca fiz nada assim antes. O roteiro tem uma descrição e apenas isso. Não há diálogo. Você está entrando em cada cena totalmente nu. Achei incrivelmente intimidante antes das filmagens. Nossa tomada mais longa foi de 53 minutos. É como uma dança. Você está realmente existindo nisso. Isso me deixou cansado em alguns momentos, mas incrivelmente animado", disse.

Page também comentou que não chegou sequer a ensaiar para as cenas.Essa foi a parte que me fascinou. Estou tão acostumado a abordar o trabalho, de uma certa maneira, muito roteirizado e tudo preparado. Então eu pensei: ‘Como Dominic [Savage, diretor do longa] faz isso?’ A próxima coisa que você percebe é que você desapareceu completamente da cena, como se tivesse entrado em uma dimensão diferente", explicou.

“Close To You” conta a história de um homem trans que é forçado a confrontar suas memórias ao retornar para casa depois de sua transição de gênero. O filme ainda não tem data de estreia no Brasil.

Outros filmes já abriram mão do roteiro

Em 2021, no filme “My Son”, o ator James McAvoy, de filmes como “X-Men: Primeira Classe” e “Fragmentado”, teve que atuar sem ter lido o roteiro. Ele fazia o personagem principal da trama e deveria improvisar e reagir aos acontecimentos verdadeiramente. Apenas seus colegas de atuação tinham um roteiro claro, com falas pré-determinadas.

No clássico do terror found footage “A Bruxa de Blair”, de 1999, os atores também não receberam um roteiro com falas, apenas foram informados das principais características de seus personagens e receberam um resumo da lenda da bruxa de Blair.

Em “Antes do Amanhecer”, o clássico do romance de 1995, o diretor e roteirista Richard Linklater também não preparou um roteiro fixo para o início da produção, o que permitiu aos atores Julie Delpy e Ethan Hawke contribuir com os diálogos, que eram ensaiados e reescritos na hora. A colaboração foi tanta que, nos dois filmes seguintes da “trilogia do antes”, eles foram creditados como roteiristas.

Temas