POLÊMICA NO CINEMA

“Priscilla”: Por que filme de Sofia Coppola promete irritar os fãs de Elvis Presley

Longa estreou no Festival de Veneza 2023 para aclamação da crítica e terror dos admiradores do “rei do rock”

Cena do filme "Priscilla"Créditos: Divulgação
Escrito en CULTURA el

“Priscilla”, o novo filme da diretora estadunidense Sofia Coppola, conhecida por filmes como “Encontros e Desencontros” e “Maria Antonieta”, estreou no 80º Festival de Cinema de Veneza nesta segunda-feira (4). O longa conta a história de Priscilla Presley e sua conturbada relação com o marido Elvis, o que promete chocar os admiradores do “rei do rock” e tem irritado os administradores de seu patrimônio.

No ano passado, uma outra cinebiografia do cantor, intitulada apenas “Elvis”, chegou às telonas trazendo uma versão positiva e livre de polêmicas da voz de “My Way”. O timing do lançamento do novo longa de Coppola parece até uma resposta a essa abordagem, uma vez que a proposta é focar em Priscilla, independentemente se isso irá favorecer a imagem do “rei do rock” ou não. 

Mesmo não sendo a intenção de Coppola demonizar a figura de Elvis, o fato é que, quando se conheceram, o cantor já tinha 24 anos e Priscilla, apenas 14, e o espólio de Elvis não está nada satisfeito com a realização do novo filme.

Reações do espólio de Elvis

Logo após o lançamento do primeiro trailer do longa, os responsáveis pelo patrimônio de Elvis teriam dito que o filme era “horrível”. Eles também não liberaram o uso de nenhuma música do cantor para a trilha sonora do filme, que será comandada, então, pelo marido de Sofia Coppola, Thomas Mars, vocalista da banda Phoenix.

Em entrevista ao Financial Times, Coppola disse: “O patrimônio de Elvis não está feliz”. Ela contou que o empresário de Priscilla até a alertou sobre possíveis reações negativas ao filme, mas a diretora recebeu o alerta com tranquilidade. “Me lembro do empresário de Priscilla dizendo ‘Os fãs de Elvis não vão gostar de certas coisas’. E eu pensei, ‘Não estou fazendo isso para eles’.”

Aclamação da crítica

“Priscilla” foi ovacionado durante sete minutos após sua exibição no Festival de Veneza nesta segunda. Dentre as primeiras críticas liberadas, a Rolling Stone disse que o filme “mostra o lado obscuro de Elvis” e é “o melhor de Sofia”. O Indiewire descreveu o longa como um “antídoto necessário a ‘Elvis’”, a cinebiografia do cantor dirigida por Baz Luhrmann.

Em um vídeo gravado após o fim da primeira exibição do filme, é possível ver Priscilla Presley visivelmente emocionada com o que foi visto em tela.

“Priscilla” chega aos cinemas brasileiros dia 26 de dezembro. O longa é protagonizado por Cailee Spaeny e Jacob Elordi.