A venda de discos de vinil aumentou quase 15% em todo o planeta em 2023. É o que mostram dados coletados pela British Phonographic Industry (BPI), associação de negócios da indústria fonográfica britânica.
Nos últimos anos, os discos de vinil, ou LPs, viraram febre entre os jovens. O aumento das vendas é impulsionado por artistas contemporâneos, que passaram a lançar seus projetos também em vinil.
Te podría interesar
Quais os números
De janeiro a setembro de 2023, foram vendidos 3.952.262 LPs de vinil, um aumento de 13,2% em relação ao mesmo período do ano passado. A título de comparação, em 2022, as vendas aumentaram apenas 2,9%.
Esse crescimento é maior do que o apresentado na primeira metade do ano, até o mês de junho, quando a venda de vinis superou em 12,4% o mesmo período de 2022.
Te podría interesar
Só no terceiro trimestre do ano foram vendidos 1.237.620 discos, 15,1% a mais do que no mesmo período do ano anterior.
O álbum “Did You Know That There’s A Tunnel Under Ocean Blvd”, lançado em março pela cantora estadunidense Lana Del Rey, foi o maior responsável pelo aumento de vendas, com 33.568 cópias vendidas no formato.
Taylor Swift, com “Speark Now (Taylor’s Version)”, Blur, com “The Ballad of Darren”, e Kylie Minogue, com “Tension”, completam a lista dos mais vendidos.
As vendas devem aumentar ainda mais com a Black Friday, quando cerca de 90 artistas devem lançar edições limitadas em vinil, segundo o site Music Week.