Nesta terça-feira (1), a Embraer anunciou um novo acordo de venda, para a Suécia, de quatro aeronaves C-390 Millennium, descritas pela fabricante como as "favoritas" entre países da OTAN.
O cargueiro militar da Embraer já faturou até 13 vezes seu investimento inicial, de cerca de US$ 22 bilhões, com as vendas consolidadas nos últimos meses.
Te podría interesar
Em novembro de 2024, a Suécia já havia adotado as aeronaves C-390 como seu principal cargueiro para transporte tático.
Além disso, em janeiro deste ano, um acordo de compra de três C-390 pela Eslováquia começou a ser negociado com a fabricante brasileira, seguindo-se a outras vendas já concretizadas com Portugal, Holanda, Áustria, Hungria e República Tcheca.
Te podría interesar
O anúncio mais recente, que levará ao fornecimento de quatro aeronaves adicionais à Suécia, foi feito durante a LAAD Defence & Security 2025, evento voltado à exposição de produtos do setor de defesa e segurança na América Latina.
O acordo integra um programa para a aquisição do C-390 de que já fazem parte Holanda e Áustria — no total, o modelo já foi incorporado por seis das nações europeias que integram a OTAN.
De acordo com a Embraer, o C-390, que tem "baixo custo operacional, versatilidade e confiabilidade", é a melhor opção para "os requisitos da futura aeronave de transporte militar" do país.
O Millennium se destaca por ser versátil e de fácil operação, mas com um desempenho superior.
Sua capacidade está estimada em até 26 mil kg de carga útil, incluindo veículos blindados e contêineres. A estrutura interna acomoda até 80 soldados, e sua velocidade alcança o marco de cruzeiro (de 470 nós, ou 870 km/h) com alcance de até 5.200 km carregando o máximo de peso.
Além disso, sua tecnologia avançada, com equipamentos modernos e sistemas fly-by-wire, fazem com que seja mais seguro e garanta uma eficiência operacional superior.