De acordo com fontes ouvidas pelo portal Airway, a Embraer pode estar prestes a participar de um concurso para a implantação de uma subsidiária com plantas de fabricação em uma potência dos BRICS (grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
A informação foi obtida durante a exposição Aero India 2025, o maior evento de exibição aeroespacial da Índia.
Te podría interesar
De acordo com as fontes, a Embraer teria planos de abrir uma subsidiária em Nova Déli, a capital indiana, no segundo trimestre de 2025.
As instalações indianas poderiam se transformar em hub da Embraer na região, disse o CEO da empresa, Bosco da Costa Junior.
Te podría interesar
Em fevereiro de 2024, a Embraer e a Mahindra, fabricante indiana sediada em Mumbai, anunciaram um Memorando de Entendimento (MoU) para a aquisição do C-390 Millennium, a "joia" da Embraer, que foi anunciada como próxima aeronave a ser incorporada à Força Aérea Indiana como Aeronave de Transporte Médio (MTA), como informou o portal Aeroin.
Leia também: C-390: a venda que consolidou a joia da Embraer como o "favorito da OTAN" | Revista Fórum
Arábia Saudita e Índia são considerados dois dos principais mercados potenciais para o cargueiro, que já presente em seis países da OTAN.
A Força Aérea Indiana (IAF, na sigla em inglês) deve lançar, em breve, um requerimento para propostas de fabricantes, que levará à instalação de uma linha de produção no país. O vencedor vai ser anunciado em 2026, para compor o programa MTA, que deve substituir os modelos atualmente em uso pela IAF: Antonov An-32, aeronave de transporte tático desenvolvida pela ucraniana Antonov, e Ilyushin II-76, desenvolvido pela Ilyushin para a Força Aérea Soviética.
De acordo com o Airway, também devem participar do concurso para o programa MTA a norte-americana Lockheed Martin e a europeia Airbus (com seu A400M).